Benefícios da Spirulina: Vantagens e Como Consumir! - Novidade Saudável

Explore outras categorias

Benefícios da Spirulina: Vantagens e Como Consumir!

Escrito por   | 08 de julho de 2020

Tags:

Considerada como um superalimento, a Spirulina possui alto teor de macro e micronutrientes, aminoácidos essenciais, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais e antioxidantes, sendo muito utilizada como um complemento alimentar para combater deficiências nutricionais. Nesse artigo você vai descobrir benefícios da spirulina e muito mais. 

quais os benefícios da spirulina

A Spirulina, mais conhecida como uma microalga, na verdade é uma cianobactéria que traz inúmeros benefícios ao organismo. 

No mercado da alimentação, ela ganhou destaque por seus nutrientes extremamente benéficos ao nosso organismo e por auxiliar nos mais diversos tratamentos e até mesmo na prevenção do envelhecimento precoce.

Valor NutricionalQuais os benefícios da spirulinaa

A spirulina apresenta uma vasta diversidade e quantidade de nutrientes que nosso corpo necessita diariamente. Ela é uma excelente alternativa para quem está em busca de uma alimentação completa e saudável.

Rica em proteínas, aminoácidos, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina E, minerais e ácidos fenólicos, foi eleita como o “alimento do milênio,” pela Organização Mundial de Saúde (OMS) por seus mais de 50 nutrientes fundamentais ao organismo. Além disso, ela ainda é uma importante aliada no processo de emagrecimento, nutrição e saciedade do corpo.

Indicada também como complemento alimentar para atletas, essa cianobactéria, tem sua composição até 70% de proteínas, podendo também ser uma grande ajuda para quem está restringindo a carne de sua alimentação.

Uau! É muita coisa numa microalga só.

Quais os benefícios da spirulina

Quais os benefícios da spirulina

Através de seus ácidos graxos, a spirulina reduz os níveis de LDL, o colesterol ruim, atuando na dilatação dos vasos sanguíneos e na diminuição da pressão arterial. 

Ela também combate os radicais livres por meio da grande quantidade de antioxidantes e auxilia na recuperação de processos inflamatórios e na prevenção de doenças degenerativas.

Comparando-a com o espinafre, por exemplo, ela oferece mais que o dobro de ferro, fazendo com que a prevenção da anemia também seja uma de suas vantagens.

Além disso, o nosso sistema imunológico é fortalecido a partir da enorme quantidade de vitamina E e de Zinco que a spirulina fornece. 

Para as pessoas que buscam emagrecer, ela pode ser uma forte aliada Isso ocorre pela presença da fenilalanina em sua composição, substância que promove a sensação de saciedade, fazendo com que se coma menos. 

O suplemento também favorece na limpeza e desintoxicação do organismo, já que sua ação depurativa acelera o metabolismo. 

Veja a lista dos principais benefícios da Spirulina:

benefícios da spirulina

  • Auxilia no emagrecimento;
  • Ajuda a controlar a glicemia no sangue;
  • Atua no controle do colesterol ruim presente no corpo;
  • Melhora o desempenho do sistema imunológico;
  • Ajuda a reduzir a hipertensão arterial;
  • Pode servir como complemento alimentar em casos de desnutrição;
  • Reduz os níveis de toxicidade renal;
  • Atua protegendo os glóbulos vermelhos;
  • Possui efeito antioxidante;
  • Ajuda na recuperação dos tecidos musculares;
  • Combate a anemia;
  • Promove a sensação de saciedade no corpo;
  • Ajuda em crises de rinite alérgica;
  • Auxilia no tratamento de doenças causadas por fungos, como a candidíase.

 

benefícios da spirulina

 

Devido ao fato da spirulina proporcionar tantas vantagens, muitas pessoas buscam o suplemento para prevenir doenças, emagrecer, ganhar massa magra ou desenvolver um sistema imunológico mais forte. 

Lembramos que para ter esses resultados é preciso que a pessoa mantenha uma alimentação equilibrada.

Forma de consumo deste superalimento

spirulina

Atualmente a Spirulina pode ser encontrada em comprimidos, cápsulas, flocos ou pó. Geralmente deve ser ingerida meia hora antes das duas principais refeições do dia, o consumo dela com água ajuda na absorção máxima dos nutrientes. 

Você também pode utilizar a criatividade, abrir as cápsulas e enriquecer seus alimentos ou bebidas. Mas é indispensável consultar um profissional especializado para avaliar suas necessidades e indicar a dose correta para você. 

A Spirulina é contraindicada para mulheres grávidas ou que estão amamentando, por conter iodo e poder interferir no funcionamento da tireóide. Também é contraindicada para crianças menores de 11 anos sem consultar um profissional da saúde. 

Outras das contra indicações estão relacionadas com as doenças autoimunes, pois como a Spirulina estimula o aumento da atividade imunitária, pode agravar os sintomas deste tipo de doença.

Experimente!

De forma geral, a spirulina é excelente suplemento cheio de propriedades benéficas ao nosso organismo. 

Com todas essas vantagens é quase impossível não querer experimentar! Confira nossas opções desse alimento e escolha o que mais se encaixa no seu estilo de vida. 

Perguntas Frequentes

Quanto tempo a spirulina faz efeito no corpo?

Efeitos de redução do apetite também já foram relatados em alguns estudos sobre a Spirulina. A suplementação de 1 g por dia da alga azul por 12 semanas demonstrou ser eficaz na modulação do peso corporal e do apetite.

O que acontece se tomar spirulina todos os dias?

Purifica e desintoxica: um dos recursos mais apreciados desta alga, é a sua capacidade de desintoxicar e purificar o organismo. Usando-a diariamente, portanto, também se garante um bom efeito desintoxicante no corpo.


Sobre o autor

Novidade Saudável

Novidade Saudável

Um time multidisciplinar formado por redatores pesquisadores e entusiastas de nutrição funcional, medicina integrativa e terapias holísticas. Artigos revisados por Nutricionistas e Médicos parceiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *