Raiz Valeriana Pode Ajudar Com Insônia, Ansiedade E Pressão Alta - Novidade Saudável

Explore outras categorias

Raiz Valeriana Pode Ajudar Com Insônia, Ansiedade E Pressão Alta

Raiz Valeriana Pode Ajudar Com Insônia, Ansiedade E Pressão Alta

Escrito por   | 27 de dezembro de 2022

Você sofre com insônia ou você está apenas doente e cansado de não ter uma boa noite de sono? Você sabia que existe uma erva usada para aliviar a insônia, ansiedade e inquietação nervosa desde o segundo século D.C.? Este assistente natural e fitoterápico é chamado de raiz de valeriana.

Uma resenha sistemática e meta-análise incluindo 16 estudos baseados em evidências indicam que a raiz de valeriana é amplamente usada e respeitada pela população em geral e pelos médicos devido aos seus efeitos sedativos e habilidades antiansiedade.

Você já pode ter ingerido raiz de valeriana sem nem saber disso. É bem comum que esta raiz esteja incluída em misturas de chás que promovem o sono e suplementos compostos por ervas. No entanto, ela não oferece apenas uma noite de sono de qualidade — esta erva também é útil para tratar de forma natural a ansiedade, é capaz de reduzir a pressão sanguínea, entre outros benefícios. 

O Que É Raiz De Valeriana?

A raiz de valeriana é derivada da valeriana (Valeriana officinalis), uma planta de floração perene da família Valerianaceae. Seu nome deriva do nome pessoal “Valéria” e do verbo em latim “valere” (ser forte, saudável). A planta possui flores rosas ou brancas com cheiro adocicado que florescem no verão.

A valeriana é nativa da Europa e de partes da Ásia, e agora ela também cresce na América do Norte. Tem sido comumente usada para melhorar a qualidade do sono nos Estados Unidos, através de chás e suplementos alimentares.

A raiz de valeriana contém óleos voláteis, incluindo ácidos valerênicos, sesquiterpenos menos voláteis e valepotriatos (ésteres de ácidos graxos de cadeia curta). Estes componentes ativos são prováveis responsáveis por seu potencial calmante e reparador do sistema nervoso central.

A valeriana tem sido usada como uma erva medicinal desde, pelo menos, a época da Grécia e Roma antiga. Hipócrates descreveu suas propriedades, e Galeno a prescreveu mais tarde como um remédio para insônia.

Ela também foi usada como um remédio inicial para epilepsia até por volta do século XIX. Pesquisadores notaram que o ácido isovalérico, uma substância química encontrada na valeriana, pode prevenir convulsões, semelhante ao efeito de medicamentos anticonvulsivantes de ácido valpróico. 

Benefícios Da Raiz de Valeriana

Auxilia naturalmente na qualidade do sono

Estudos mostram que a valeriana reduz o tempo que levamos para adormecer e melhora a sua qualidade. Então, se você tem dificuldades para dormir, esta erva pode ser extremamente útil. Diferente de muitas prescrições de medicação para o sono, a valeriana tem menos efeitos colaterais e é muito menos provável que seu uso resulte em sonolência matinal.

Em um estudo duplo-cego conduzido pelo Foellinge Health Center na Suécia, os efeitos da valeriana na qualidade do sono foram significativos. Dos participantes do estudo, 44% reportaram ter um sono perfeito, enquanto 89% relataram a melhora do sono ao ingerir raiz de valeriana. Além disso, não houve efeitos adversos neste grupo. 

A raiz de valeriana é frequentemente combinada com outras ervas sedativas, como lúpulo (Humulus lupulus) e erva-cidreira (Melissa officinalis), para tratar distúrbios do sono. Um estudo envolvendo crianças com menores problemas de sono, publicado na Revista Phytomedicine,  descobriu que 81% dos que tomaram uma combinação das ervas de valeriana e erva-cidreira informaram que dormiram muito melhor do que aqueles que tomaram um placebo.

Mas como a raiz de valeriana ajuda você a dormir tão bem? A valeriana contém uma substância química chamada linarina, a qual demonstrou ter efeitos sedativos.

O extrato de valeriana pode causar sedação por promover o aumento dos níveis de ácido gama-aminobutírico no cérebro, conhecido pela sigla GABA. GABA é um neurotransmissor inibitório no sistema nervoso central. Em quantidades grandes o bastante, a valeriana pode causar um efeito sedativo, acalmando a atividade nervosa.

Resultados de um estudo in vitro sugerem que o extrato de valeriana pode fazer com que o neurotransmissor GABA seja liberado das terminações nervosas do cérebro e depois bloqueie o GABA de retornar às células nervosas. Ademais, o ácido valerênico da valeriana inibe uma enzima que destrói o GABA, outra maneira de melhorar seu nível de GABA e promover uma boa noite de descanso.

Acalma a ansiedade

Cientistas têm verificado que a raiz de valeriana, especificamente o ácido valerênico, aumenta a quantidade do GABA por meio de receptores de GABA.

Para se ter uma ideia melhor, medicamentos como alprazolam (Xanax) e diazepam (Valium) também funcionam por meio do aumento da quantidade de GABA no cérebro. O ácido valérico, valerênico e valerenol – contidos no extrato de raiz de valeriana – agem como agentes antiansiedade.

É surpreendente que um remédio natural como a raiz de valeriana possa ter os mesmos efeitos antiansiedade que medicamentos prescritos sem gerar os mesmos efeitos colaterais de remédios psicotrópicos. Se você está usando outros medicamentos calmantes ou antidepressivos (como antidepressivos tricíclicos, como amitriptilina ou antidepressivos tetracíclicos), não tome valeriana ao mesmo tempo.

Diminui a pressão sanguínea

Agora que você sabe que a raiz de valeriana pode ser calmante para a mente e para o corpo, não deve ser tão surpreendente ouvir que ela também pode diminuir a pressão sanguínea e, assim, melhorar a saúde do coração. Os mesmos componentes ativos que contribuem para os efeitos da valeriana em relação ao controle da ansiedade e inquietação também podem ajudar o corpo a regular sua pressão sanguínea.

A hipertensão arterial é algo que você definitivamente quer evitar, afinal, ela aumenta a chance de complicações como derrame e ataque cardíaco.

Estudos indicam que os suplementos da raiz de valeriana podem ajudar naturalmente a reduzir a pressão do sangue e mantê-la em um nível saudável, o que tem um efeito benéfico na saúde cardíaca.

Alivia cólicas menstruais

A natureza relaxante da raiz de valeriana pode a transformar em uma escolha inteligente para o alívio natural das cólicas menstruais. Ela pode reduzir a intensidade e o desconforto das dores menstruais, o que é um problema comum para mulheres que sofrem mensalmente com a TPM.

Como exatamente a raiz de valeriana faz isso? Ela é um sedativo natural e antiespasmódico, o que significa que sua ação no organismo reprime espasmos musculares e age como um relaxante muscular natural.

Os suplementos de raiz de valeriana podem efetivamente acalmar contrações musculares uterinas intensas que causam a terrível dor que as mulheres experienciam durante o período menstrual, como foi mostrado por um estudo duplo-cego, randomizado e controlado da Azad Islamic University no Irã.

Melhora o controle do estresse

Por meio da redução da ansiedade e da melhora da duração e qualidade do sono, a raiz de valeriana pode ajudar significativamente no controle do estresse diário. O estresse crônico, outro grave problema entre adultos, pode impactar a saúde em muitos aspectos, incluindo qualidade do sono e na saúde do sistema imune.

Por meio da melhora dos níveis de GABA, a valeriana também torna mais fácil o relaxamento mental e corporal. Essa é uma maneira excelente e natural de ajudar a manter os níveis de cortisol baixos e de melhorar a qualidade de vida.

Além disso, a raiz de valeriana demonstrou reprimir o estresse físico e psicológico por meio da manutenção dos níveis de serotonina, neurotransmissor que ajuda a regular o humor, de acordo com a pesquisa publicada pela BMC Complementary and Alternative Medicine.

Pode combater o câncer de mama

Embora sejam necessárias mais evidências, existem estudos que indicam que o ácido valérico pode inibir o crescimento das células do câncer de mama. Um estudo de 2021, publicado no jornal Scientific Reports, descobriu que o extrato de valeriana diminuiu a proliferação das células do câncer de mama, de modo que o ácido valérico foi associado à migração da célula do câncer de mama e à formação de colônias.

Valeriana vs. Melatonina

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente na glândula pineal, a qual está altamente relacionada ao ciclo sono-vigília do corpo. Quando o sol se põe e a escuridão chega, a pineal é “acionada” pelo núcleo supraquiasmático e começa a produzir melatonina, a qual é liberada para o sangue.

Normalmente, isso ocorre por volta das 9 horas da noite. Como resultado, o nível de melatonina no sangue se eleva acentuadamente, e você começa a se sentir menos alerta e sentir uma maior indução natural do sono.

Os níveis de melatonina no sangue se mantêm elevados por 12 horas — durante toda a noite — até a chegada da luz de um novo dia, quando eles retornam para os níveis normais, por volta das 9 horas da manhã. Já os níveis diurnos de melatonina são menos detectáveis enquanto níveis de melatonina baixos estão relacionados a distúrbios do sono como a insônia.

A valeriana é uma erva com propriedades sedativas que tem sido usada por séculos para tratar distúrbios do sono. Uma vez que ela aumenta os níveis de GABA no cérebro, também ajuda a reduzir a atividade cerebral e permite que seus usuários adormeçam de forma mais fácil, e melhorem a qualidade do sono de forma geral.

Benefícios em comum

Ambas, melatonina e valeriana, são usadas no tratamento de insônia e problemas do sono. As duas também oferecem efeitos positivos na pressão sanguínea.

A valeriana também é recomendada para o tratamento de ansiedade, espasmos musculares e cãibras.

Por sua vez, a melatonina está sendo investigada sobre seu papel no tratamento de câncer (melhora a taxa de resposta, tempo de sobrevivência e qualidade de vida). A melatonina também se mostra promissora quanto à doença de Alzheimer e esclerose lateral amiotrófica (ELA, também conhecida como doença de Lou Gehrig).

Comparação de possíveis efeitos colaterais

Valeriana: dores de cabeça, tontura, problemas de estômago, agitação e mal-estar.

Melatonina: dores de cabeça, sentimentos depressivos a curto-prazo, sonolência durante o dia, tontura, cólicas estomacais, irritabilidade.

Interações dos suplementos

Valeriana: Pode resultar em cansaço intenso se combinada com suplementos alimentares que possuem propriedades que induzem o sono.

Melatonina: Tenha cuidado quando combinar melatonina com suplementos que desaceleram a coagulação sanguínea e também que apresentam propriedades sedativas.

Valeriana e melatonina: A aposta mais segura é não tomar as duas juntas porque o efeito sedativo combinado pode ser muito forte. As duas são consideradas depressoras do sistema nervoso, e produzem efeitos sedativos uma vez que induzem o sono.

É melhor evitar a combinação de melatonina ou valeriana com medicações voltadas para a promoção do sono, produtos vendidos sem prescrição e orientação médica ou, ainda, produtos que contenham álcool.

Formas De Uso Da Raiz De Valeriana

A valeriana pode ser comprada como um suplemento alimentar ou suplemento composto por ervas em formas variadas, tanto online quanto em lojas de produtos naturais e saudáveis. É vendida em cápsulas como um extrato em pó, chá, tintura ou extrato fluido.

A valeriana também pode ser usada externamente na sua forma de óleo essencial. (O cheiro da raiz de valeriana é forte, mas seu sabor é menos desconcertante). A recomendação de ingestão de óleos essenciais é estrita e realizada em casos especiais. Portanto, deve ser feita sob orientação de um profissional da saúde capacitado.

Essa planta parece ser mais efetiva depois que você a consome regularmente por duas ou mais semanas. Assim, pode levar algumas semanas para você começar a notar seus efeitos.

Para tratar distúrbios do sono, ela pode ser consumida uma ou duas horas antes de você se deitar ou até três vezes no período do dia – mas lembre que a última dose deve ser perto da hora em que você se deita para dormir.

Assim que o sono melhorar, é recomendado que você mantenha o consumo de valeriana de duas a três semanas. Para a ansiedade, experimente de 120 a 200 miligramas, três ou quatro vezes por dia.

Riscos E Efeitos Colaterais Da Raiz De Valeriana

Embora a raiz de valeriana seja considerada segura, efeitos colaterais como dor de cabeça, tontura ou problemas estomacais podem ocorrer. Às vezes, as pessoas podem ter uma reação à valeriana que é oposta ao seu objetivo, como o sentimento de ansiedade e cansaço em vez de calma e sono.

A maioria dos estudos mostram efeitos não danosos na fertilidade ou no desenvolvimento fetal, mas mais pesquisas são necessárias. Por isso, indica-se consultar um médico antes de consumir a raiz de valeriana durante os períodos de gravidez e amamentação. Indica-se, também, conversar com um médico antes de oferecer a raiz de valeriana para crianças.

Para a maioria das pessoas, a raiz de valeriana não parece causar dependência ou  sintomas de abstinência.

No entanto, existem relatos de sintomas de abstinência quando esta raiz é usada por um período muito longo. Portanto, se você deseja parar o consumo de valeriana depois de um longo tempo de consumo, pode ser interessante diminuir sua dosagem gradualmente em vez de parar abruptamente.

Uma vez que ela pode fazer você ficar sonolento, não consuma suplementos de raiz de valeriana antes de dirigir, operar maquinário pesado ou fazer qualquer atividade que requeira atenção. 

Se você tem doença no fígado, evite consumir valeriana.

A raiz de valeriana pode aumentar os efeitos de outros soníferos, pois não é recomendado combiná-la com outros produtos com propriedades soníferas. Também não se deve combiná-la com depressores, como álcool, benzodiazepínicos e narcóticos, já que sua ação no organismo pode aumentar o efeito sedativo dos depressores.

A valeriana também pode interferir em algumas medicações prescritas, e pode interagir ou aumentar os efeitos de outros produtos naturais, como Erva de São João, kava e melatonina.

Consulte um médico antes de consumir valeriana se você possui qualquer problema crônico de saúde, e também verifique se a valeriana irá ou não interagir com qualquer medicamento ou suplementos que esteja utilizando.

Conclusão

A raiz de valeriana é uma forma segura e natural de ajudar com um dos problemas de saúde mais comuns: a falta de sono de qualidade.

Muitos medicamentos prescritos fazem você se sentir “grogue” na manhã seguinte, além de tantos outros riscos sérios e assustadores de suas longas bulas.

A raiz de valeriana trabalha naturalmente na química do seu corpo para ajudar o seu descanso noturno voltar à normalidade.

Ademais, estudos baseados em evidências e revisões científicas indicam que existem muitos outros efeitos positivos da valeriana, incluindo seu potencial  de aliviar o nervosismo, ansiedade, tensão, cólicas menstruais e pressão alta.

Em relação à segurança, a raiz de valeriana é considerada segura quando usada de maneira adequada à sua individualidade. Vale lembrar que ela pode interagir com algumas medicações. Por isso, converse com um profissional de saúde antes de usá-la se você estiver consumindo produtos farmacêuticos ou outros suplementos.

 

Artigo de Annie Price, originalmente publicado em https://draxe.com/nutrition/valerian-root/, traduzido e adaptado por Miriã Madruga Juanol.


Sobre o autor

Novidade Saudável

Novidade Saudável

Um time multidisciplinar formado por redatores pesquisadores e entusiastas de nutrição funcional, medicina integrativa e terapias holísticas. Artigos revisados por Nutricionistas e Médicos parceiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *