Chá Verde: Conheça Os Benefícios Estimulantes Desta Erva Funcional - Novidade Saudável

Explore outras categorias

Chá Verde: Conheça Os Benefícios Estimulantes Desta Erva Funcional

Escrito por   | 26 de dezembro de 2022

Apesar de já fazer parte da rotina de muitas pessoas, o chá verde poderia estar ainda mais presente em nosso dia a dia. Isso porque há uma série de estudos que mostram que essa bebida possui muitos benefícios para a saúde, atuando de forma preventiva e estimulante no organismo. Além disso, ela também pode ser utilizada como recurso auxiliar no tratamento de doenças. 

Vem saber mais sobre os principais benefícios proporcionados pelo chá verde!

O Que É Uma Erva Funcional?

Como há cada vez mais evidências de doenças crônico degenerativas, como diabetes, doenças cardiovasculares e até mesmo câncer, estudos científicos contemporâneos têm procurado alternativas em alimentos e ervas funcionais que podem favorecer a prevenção e o tratamento destas doenças.

Isso porque estas alternativas funcionais possuem componentes bioativos que garantem a sua eficiência e biodisponibilidade, ou seja, permitem que o organismo humano absorva essas substâncias e possa aproveitar o máximo de seus benefícios.

Dentre elas, o chá verde ganha destaque por seu potencial estimulante e antioxidante, além de outras propriedades que o tornam especial para muitas estratégias voltadas à saúde e à longevidade.

A Origem Do Chá

Mas desde quando chás tornaram-se parte de uma rotina de bem-estar, saúde e longevidade?

De acordo com a lenda chinesa, o chá surgiu no ano de 2737 a.C. quando algumas folhas caíram de uma árvore para dentro de um recipiente de água fervente. À sombra dessa árvore, encontrava-se o imperador Shen Nung que, ao sentir a fragrância que exalava do líquido, foi tomado pelo ímpeto de experimentá-lo. Assim que provou a bebida, notou que seu sabor era agradável. Desse modo, nascia o chá.

Essa história denota o aspecto cultural do chá, usado há milênios pelos povos chinês e indiano para o tratamento, cura e prevenção de doenças. Além de seus benefícios para a melhora da saúde, o chá traz consigo significados de prosperidade, beleza e harmonia.

Foram, inclusive, imigrantes chineses que trouxeram esse conhecimento milenar para o Brasil. Há cerca de um século, esse povo compartilhou seu conhecimento a respeito das formas de cultivo, queima e manipulação do chá.

Se esse conhecimento ancestral perdura até hoje, não é à toa. Afinal, incluir a ingestão de chá na rotina realmente tem reflexo na aparência física e no estado mental das pessoas que o consomem.

A seguir, veremos quais são as propriedades que são responsáveis por cada vantagem que essa bebida oferece.

As Principais Características Do Chá Verde

Como mencionado, além de seu sabor e aroma atrativos, o chá pode ser um excelente auxiliar na estratégia de prevenção de doenças. De acordo com cientistas, o verdadeiro chá verde vem da planta Camellia sinensis, que contém importantes ativos, como flavonóides e catequinas, componentes com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, termogênicas e anticarcinogênicas.

A partir da planta Camellia sinensis, originam-se três tipos de chás: o preto (que vem da Índia), o verde (japonês e chinês) e ainda o preto chinês (oolong). O chá preto recebe esse nome quando resulta da fermentação das folhas, enquanto o chá branco é extraído das flores. Por sua vez, o chá verde é obtido por meio de folhas recém-colhidas.

Essa forma de produção do chá verde, por não passar pela fermentação, evita que se perca os bioativos da planta Camellia sinensis.

Entre os três tipos de chá, é o chá verde que ganha evidência, pois, além de ser um estimulante largamente consumido pelo mundo, também possui uma composição muito variada e rica em nutrientes.

É importante salientar que a composição do chá pode variar conforme a espécie, estação do ano, clima e práticas de cultivo. Por isso, é válido optar por chás oferecidos por produtores e empresas que possuem um rigoroso controle de qualidade e, preferencialmente, agroecológicos e orgânicos.

O chá verde como um estimulante

Sua capacidade estimulante é alcançada devido seus principais componentes, responsáveis pelo estímulo do Sistema Nervoso Central, que são: a cafeína, a teofilina e a teobromina.

A cafeína é uma substância amplamente conhecida por provocar efeitos sobre o estado emocional e comportamental, produzindo euforia, reduzindo a fadiga e intensificando a atividade motora. Nesse sentido, pode ser consumida de manhã para fornecer a energia necessária para realizar o treino ou completar as atividades diárias, garantindo uma boa disposição ao longo do dia.

Contudo, recomenda-se que a ingestão do chá verde seja feita, no máximo, até às 16h. Assim, pode-se evitar que os efeitos estimulantes da bebida perdurem ao longo da noite, uma vez que a cafeína pode interferir na qualidade do sono.

As propriedades antioxidantes e antienvelhecimento do chá

O efeito antioxidante do chá verde pode ser atribuído a seus componentes químicos que intensificam os efeitos antioxidantes na célula. 

Em sua grande maioria, muitos deles pertencem à família dos compostos fenólicos. 

Dentre os principais antioxidantes do chá verde estão os flavonoides, na forma de quercetina, miricetina e kaempferol, catequina na forma de galato de epicatequina e, ainda, cafeína, sais minerais, aminoácidos, vitaminas C e K e muito mais.

Por serem excelentes antioxidantes, essas substâncias são capazes de inibir o envelhecimento celular precoce, tornando-se excelentes aliadas na preservação da aparência jovial e da saúde de forma geral do corpo.

Estas substâncias presentes no chá verde também foram notadas em alguns estudos científicos por sua associação ao controle de doenças ligadas ao estresse oxidativo. Entre elas, podemos citar as doenças cardiovasculares, obesidade e doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Doença de Parkinson.

Alguns estudos mostram que a ingestão de ativos presentes no chá verde pode beneficiar o controle glicêmico e ajudar a normalizar os níveis de açúcar no sangue, o que pode resultar em efeitos antiobesidade e antidiabéticos.

Também existem estudos que investigam a capacidade do chá verde em retardar ou inibir a lipoperoxidação, um processo de auto-oxidação que causa a deterioração dos lipídios poli-insaturados, e que pode resultar em efeitos tóxicos, no aparecimento de células cancerígenas e na inflamação crônica, a qual pode desencadear muitas das principais doenças conhecidas atualmente.

Vale lembrar que a função citoprotetora de substâncias antioxidantes exercem uma importante atribuição na prevenção e determinados tratamentos de câncer.

Para ilustrar ainda melhor, é possível citar um estudo realizado no Japão, o qual revelou que a ingestão de 5 ou mais xícaras de chá verde por dia podem reduzir o risco de desenvolvimento do câncer de mama. Outros estudos ainda associam o consumo dessa bebida à longevidade.

Posso usar o chá para emagrecer?

De acordo com alguns estudos, a sinergia entre alguns componentes, como a cafeína, a leptina e a epigalocatequina galato, pode ocasionar efeitos termogênicos e influenciar no gasto energético e queima de gordura. Isso significa que a ingestão de chá provoca uma maior queima de calorias e, consequentemente, pode ajudar na perda de peso, mas apenas quando associada à prática regular de atividade física e uma rotina de hábitos saudáveis.

O Efeito Detox Proporcionado Pelo Chá Verde

Outra importante capacidade do chá verde é a de otimizar a detoxificação. Isso porque este chá também possui substâncias diuréticas, como a cafeína, capazes de limpar líquidos do organismo, que são, normalmente, eliminados por meio da urina. Assim, o uso de chá verde pode estar associado à limpeza do organismo.

Esse benefício do chá tem sido muito procurado ultimamente, devido à exposição constante a qual estamos sujeitos, pois toxinas e metais pesados estão presentes em até 80% dos alimentos do mundo todo.

Qual É A Quantidade Ideal De Chá Verde?

Se você quer incluir o chá verde na sua rotina ou já faz uso deste, é importante se atentar à  frequência de seu consumo. Alguns estudos apontam que ingerir 5 xícaras de chá verde por dia pode trazer efeitos benéficos para o organismo humano. No entanto, seu consumo em excesso pode causar efeitos não desejados.

Por isso, especialistas e cientistas recomendam que se consuma essa bebida de forma moderada. De modo que, com o uso adequado, o chá verde traz apenas vantagens para a saúde.


Sobre o autor

Novidade Saudável

Novidade Saudável

Um time multidisciplinar formado por redatores pesquisadores e entusiastas de nutrição funcional, medicina integrativa e terapias holísticas. Artigos revisados por Nutricionistas e Médicos parceiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *