Guaraná cipó da Amazônia: o que é, principais usos e benefícios - Novidade Saudável

Explore outras categorias

Guaraná cipó da Amazônia: o que é, principais usos e benefícios

Escrito por   | 19 de outubro de 2022

O Guaraná Cipó da Amazônia é um cipó lenhoso centenário nativo da bacia amazônica, repleto de fitoativos que o concederam o título de “pai dos fitoterápicos”.

Nós preparamos este artigo para apresentar suas principais características, modos de produção do cultivo ao envase e, claro, os detalhes que o tornam um verdadeiro aliado da saúde e bem-estar.

Vem com a gente!

O Que É O Guaraná Cipó Da Amazônia?

O Guaraná Cipó da Amazônia é uma das plantas que compõem a extraordinária biodiversidade da bacia amazônica, que se desenvolve principalmente nas regiões próximas dos rios Tapajós e Madeira, onde o ambiente é propício para seu crescimento: temperaturas quentes, cerca de 85% de umidade relativa e baixa altitude.

Trata-se de um arbusto trepador de nome científico Paullinia cupana, que pode atingir até 12 metros de altura enquanto prende-se em árvores que estão ao seu redor, e que gera frutos arredondados de cor vermelho-escura – daí a origem dos produtos comercializados e que levam seu nome e benefícios Brasil afora.

Vale destacar que as sementes presentes nos frutos do Guaraná Cipó da Amazônia contêm cerca de 6% de cafeína, 60% de amido, 10% de tanino, até 0,17% de teobromina e até 0,06% de teofilina. Além disso, apresenta boas quantidades de minerais e vitaminas como fósforo, potássio, ferro, cálcio, tiamina e vitamina A. Porém, este perfil varia conforme as técnicas aplicadas para seu cultivo e, quanto à sua forma em pó, métodos de secagem também influenciam neste quesito.

Guaraná cipó da Amazônia

O Uso Tradicional do Guaraná Cipó da Amazônia

Oriundo da Amazônia, é natural que este tipo de guaraná seja utilizado amplamente por tribos indígenas que habitam o local.

Há milhares de anos, a população indígena faz uso das sementes de uma maneira bastante prática: as submetem a um processo de trituração, torra e compactação, no qual obtêm bastões rígidos que podem ser raspados para utilizarem o Guaraná Cipó da Amazônia na forma de pó ou lascas.

A partir daí, seus principais usos estão ligados à redução e controle do apetite, à ações anestésicas (em especial nas fibras gástricas) e ao combate ao sono e cansaço de guerreiros das tribos.

Benefícios Gerais do Guaraná Cipó Da Amazônia

Da mesma forma que o Guaraná Cipó é utilizado pela população tradicional da Amazônia, seus benefícios passaram a ser oferecidos para a população geral a partir de sua comercialização.

Obtido através de uma produção que submete seus frutos a processos de moagem, cozimento e secagem em temperatura controlada, tende a preservar seus principais bioativos e resultar em um produto de excelente ação favorável à saúde.

É claro que seu cultivo e produção livre de compostos químicos irá resultar em produtos mais saudáveis e livres de componentes que diminuem a qualidade de seu perfil nutricional – e, portanto, a eficiência de sua ação no organismo após a ingestão.

Portanto, prefira opções puras, incluindo aquelas produzidas em fornos de barro e manuseadas sem contato com quaisquer componentes que não o próprio Guaraná Cipó.

Confira a seguir os principais benefícios proporcionados pelo consumo de Guaraná Cipó Orgânico:

  • É uma fonte natural de energia, que oferece cafeína de liberação lenta e beneficia a performance física e mental de maneira extremamente eficaz;
  • Devido à sua concentração de taninos – os agentes que estabilizam a ação da cafeína –, não deixa que a dilatação das veias ocorra e gere nervosismo;
  • A presença de teobromina faz com que o Guaraná Cipó da Amazônia interaja com o sistema neuro simpático e colabore com a sensação de prazer e bem-estar. Por isso, pode ser utilizado terapeuticamente como um antidepressivo natural;
  • Também é um potente termogênico natural, que aumenta a temperatura corporal e auxilia na queima de gordura. Assim, também é indicado para otimizar a prática de atividade física.

Para obter tais benefícios do Guaraná Cipó da Amazônia, basta consumir uma colher de chá de sua forma em pó, desde que seja um produto puro e preservado.

 width=

Considerações Finais

O Guaraná Cipó da Amazônia provém de plantas que crescem nas proximidades de rios da bacia amazônica. Possui ação estimulante e fitoterápica extremamente benéfica para a saúde humana e, justamente por isso, é utilizado há milhares de anos por tribos indígenas e também é comercializado amplamente no mercado brasileiro principalmente na forma de pó. Que tal experimentar esta riqueza natural?


Sobre o autor

Mateus Kurek Pagliosa

Mateus Kurek Pagliosa

Mateus Kurek Pagliosa é escritor, curioso e pesquisador de informações úteis para o bem-estar físico e mental. Analisa artigos científicos e participa de palestras e eventos voltados para a nutrição funcional, saúde e qualidade de vida. Está envolvido com a produção, revisão e supervisão de conteúdo divulgado pelo Novidade Saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *