Como consumir o psyllium? - Novidade Saudável

Explore outras categorias

Psyllium

Como consumir o psyllium?

Escrito por   | 20 de setembro de 2023

Tags:

Caso você queira consumir o psyllium em sua rotina alimentar, é fundamental seguir a dosagem recomendada e conhecer as diferentes formas de psyllium disponíveis no mercado.

Além disso, é importante avaliar as precauções e possíveis efeitos colaterais para tornar seguro o consumo dessa fibra. Por isso, é necessário consultar um médico ou nutricionista antes de adicionar o psyllium em sua dieta.  

Doses recomendadas

A dosagem diária de psyllium varia conforme a necessidade de cada pessoa. No entanto, para alívio da prisão de ventre, pode ser sugerida uma dose de 5 gramas consumida com água ou suco antes de dormir.

Como já foi mencionado, é importante iniciar com uma dose pequena e aumentar aos poucos a quantidade de psyllium ao longo do tempo, já que essa fibra pode causar desconfortos estomacais se tomado rapidamente e em grandes quantidades.

Caso você deseje reduzir os níveis de colesterol, estudos sugerem que consumir de 10 a 20 gramas de psyllium ao dia pode trazer benefícios. Porém, é fundamental consultar um médico antes de tomar essa fibra alimentar ou qualquer outro suplemento.

Formas de consumo (cápsulas, pó, etc.)

Depois de saber quais as doses recomendadas de psyllium, é importante conhecer as formas disponíveis desse suplemento alimentar. Ele pode ser encontrado em cápsulas, pós e produtos alimentares.

As cápsulas são mais fáceis de serem consumidas sem ficar preocupado com medidas ou sem a necessidade de misturá-las com bebidas ou outros alimentos.

Já as formas em pó podem ser adicionadas à água, sucos, iogurtes ou smoothies para uma melhor forma de consumo.

Precauções e efeitos colaterais

É necessário, ainda, ter cuidado com o consumo de psyllium para evitar possíveis efeitos colaterais, pois sua ingestão em excesso pode causar inchaço, gases e desconfortos estomacais.

Veja, a seguir, algumas precauções ao consumir o psyllium no seu dia a dia:

  • Aumente de forma gradual a ingestão de fibras: mudar uma dieta pobre em fibras para uma com alto teor de fibras solúveis pode causar alguns sintomas desagradáveis. Por isso, é preciso aumentar aos poucos o consumo de fibras durante as semanas.  
  • Mantenha-se hidratado: como as fibras solúveis absorvem muita água e se espalham no intestino, é importante beber bastante água durante o dia para evitar a constipação. 
  • Escolha fontes de fibras alimentares de boa qualidade: determinados tipos de fibras podem irritar mais o sistema gastrointestinal do que outros, principalmente de indivíduos com estômago e intestinos muito sensíveis. Portanto, é fundamental saber escolher as melhores fontes de fibras alimentares para equilibrar uma dieta saudável com o psyllium

Com esses cuidados, é possível obter os diversos benefícios do psyllium, desde que seu consumo seja associado a uma rotina alimentar equilibrada e saudável.

Psyllium

 width=


Sobre o autor

Novidade Saudável

Novidade Saudável

Um time multidisciplinar formado por redatores pesquisadores e entusiastas de nutrição funcional, medicina integrativa e terapias holísticas. Artigos revisados por Nutricionistas e Médicos parceiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *