Suplementos falsificados na internet: creatina, whey, now foods, etc. como identificar? - Novidade Saudável

Explore outras categorias

Suplementos falsificados na internet: creatina, whey, now foods, etc. como identificar?

Escrito por   | 08 de setembro de 2023

Comprar suplemento falsificado é algo extremamente perigoso e acontece com muita frequência no Brasil. Eu mesmo já comprei suplemento falsificado na internet e temos muito orgulho de vender na Novidade Saudável suplementos com garantia de serem originais. No entanto, como já fui vítima desse golpe, gostaria de poder ajudar você, que suspeita ter comprado um suplemento falsificado a reconhecer se o produto que você tem em mãos é de fato falsificado.

Antes de falarmos das características de um produto falsificado, você precisa entender um pouco a mente do falsificador. Quando ele vende um produto falsificado, ele precisa de três coisas para ser rentável: Vender produtos caros que tenham muito volume de busca (tais como creatina, Whey, ou em encapsulados), em escala e no anonimato. Por isso, muito dificilmente você vai encontrar produtos falsificados em lojas de produtos naturais, lojas de suplementos ou até mesmo e-commerces, desde que o e-commerce possua o CNPJ no rodapé do site e uma boa reputação em sites como “loja confiável” ou avaliações de clientes no próprio site por plataformas terceirizadas tais como a “Yourviews”.

Portanto, hoje, o lugar mais provável de você comprar suplementos ou encapsulados falsificados é pela internet, em especial nos grandes marketplaces (Mercado Livre, Shopee, Magazine Luiza, Lojas Americanas etc.), pois eles permitem qualquer vendedor vender praticamente qualquer produto desde que exista um cadastro com CPF.

Como Reconhecer Suplementos Falsificados Comprados pela Internet

Comprar suplementos pela internet oferece comodidade e acesso a uma ampla variedade de produtos, no entanto, é importante estar atento para evitar a compra de suplementos falsificados. Produtos falsificados podem ser perigosos para a saúde, pois sua composição e qualidade podem não ser confiáveis. Aqui estão algumas dicas sobre como reconhecer suplementos falsificados comprados pela internet:

  • Pesquise o vendedor e verifique a reputação: Antes de fazer uma compra, pesquise sobre o vendedor ou o site em que você está interessado. Verifique se existem avaliações ou comentários negativos sobre a empresa. Uma empresa com boa reputação é mais confiável em relação à autenticidade dos produtos que vende.
  • Se sua compra for em um marketplace, verifique a reputação daquele lojista nos marketplaces e quanto tempo de loja eles possuem. Geralmente falsificadores abrem diversas contas laranjas que não duram por muito tempo, sempre são contas muito recentes.
  • Verifique o rótulo e a embalagem: Examine cuidadosamente o rótulo e a embalagem do suplemento. Procure por erros de ortografia, gramática ou informações incompletas. A embalagem também deve estar bem selada e em boas condições, com os lacres originais de acordo com o site oficial do produto. Suplementos falsificados podem apresentar rótulos e embalagens de baixíssima qualidade. 
  • Compare preços: Se o preço de um suplemento parecer muito baixo em comparação com outros vendedores, esse é o maior indicativo de que o produto que você comprou ou pretende comprar é falsificado. Produtos autênticos têm custos associados à produção, teste de qualidade e distribuição, então preços excessivamente baixos podem ser um forte indicativo de falsificação. 
  • Consulte Lote e Validade no site oficial do fabricante: Entre em contato com o site oficial do fabricando e questione ao serviço de atendimento ao cliente se o lote e validade do produto que você comprou realmente existe. Você também pode questionar ao fabricante se o revendedor do produto dele é cliente da fábrica, assim você tem mais segurança de entender se o produto comprado é realmente falsificado.

Suplementos falsificados mais comuns:

Os suplementos falsificados mais comuns são justamente aqueles que possuem preço mais alto e maior demanda, são eles: Creatina, Whey Protein, Colágeno, pré-treinos, emagrecedores, ervas e encapsulados tais como ômega 3. 

Creatina falsificada, como reconhecer 

A creatina é um suplemento popular usado por atletas e entusiastas de fitness para aumentar a força e melhorar o desempenho físico. No Brasil, foi o produto mais vendido no Mercado Livre no ano de 2022. No entanto, como qualquer outro suplemento, a creatina também pode ser falsificada. Aqui estão algumas indicações de creatina falsificada:

  • Verifique se a marca é confiável: Evite comprar creatina de marcas desconhecidas, muitas vezes uma marca nova é criada apenas para dar escala a uma venda de produto falsificado. 
  • Evite comprar creatinas que sejam muito mais baratas do que as que estão no mercado: O preço é o principal indicativo de falsificação. Se você verificar que 300g de creatina custa em média 99,00, se alguém está vendendo 300g de creatina por 69,90 ou 59,90, fique de olho aberto.
  • Verifique o selo de autenticidade: Muitas marcas renomadas de creatina fornecem selos de autenticidade nos produtos. Verifique se o produto possui esse selo e, se possível, verifique o código de autenticidade no site do fabricante.
  • Examine a textura e a solubilidade: A creatina monoidratada deve ter uma textura fina e se dissolver facilmente em líquidos. Se você notar grumos, textura arenosa ou dificuldade de dissolução, pode ser um indicativo de um produto falsificado. Quem é usuário de creatina sabe como é a textura e como a creatina se comporta ao ser misturada em água.
  • Observe o odor e o sabor: A creatina autêntica geralmente não tem cheiro forte nem sabor desagradável. Se o produto tiver um odor forte ou sabor anormal, é possível que seja falsificado.
  • Sempre entre em contato com o fabricante, ele poderá te ajudar a reconhecer se a creatina comprada é falsificada, inclusive com exames laboratoriais.

Whey protein falsificado, como reconhecer

O whey protein é um suplemento amplamente utilizado para promover o crescimento muscular e a recuperação pós-treino. Infelizmente, por ser muito buscado, também pode ser alvo de falsificação. Aqui estão algumas dicas para reconhecer a falsificação de whey protein:

  • Verifique a marca e o fornecedor: Whey protein de marcas conhecidas e respeitáveis tende a ser menos propenso a falsificações. Pesquise sobre a reputação da marca e verifique se o fornecedor é um revendedor autorizado. Comprar de fontes confiáveis ​​aumenta suas chances de obter um produto autêntico.
  • Analise o rótulo e as informações nutricionais: Verifique se o rótulo contém todas as informações necessárias, como lista de ingredientes, perfil nutricional e informações de contato do fabricante. Comparar essas informações com as disponibilizadas no site oficial da marca pode ajudar a detectar discrepâncias.
  • Observe a consistência e textura: O whey protein autêntico geralmente tem uma consistência fina e solúvel. Se você notar grumos, textura arenosa ou dificuldade de dissolução, é possível que o produto seja falsificado.
  • Avalie o sabor e o odor: O sabor e o odor do whey protein autêntico costumam ser neutros ou levemente adocicados. Se o produto tiver um sabor ou odor estranhos, isso pode ser um indício de falsificação. Muitas vezes o whey pode até ser original, mas está sendo vendida uma versão vencida. 
  • Na dúvida, entre em contato com o atendimento ao cliente do fabricante, ele poderá te ajudar a reconhecer se a creatina comprada é falsificada, inclusive com exames laboratoriais.

Produtos Now Foods falsificados

A marca Now Foods é conhecida por seus suplementos de qualidade e a Novidade Saudável conhecida por ser a distribuidora oficial da marca no Brasil. Infelizmente, produtos falsificados dessa marca estão em diversos marketplaces e por isso indico algumas maneiras de identificar produtos falsificados da marca Now Foods:

  • Verifique a embalagem: Examine a embalagem do produto em busca de sinais de baixa qualidade, como impressões embaçadas, erros de ortografia ou design inadequado. A Now Foods geralmente mantém um padrão de qualidade de impressão muito alta em suas embalagens, então qualquer discrepância pode indicar uma falsificação.
  • Verifique o lacre da tampa: A Now Foods raramente trabalha com lacre branco e nunca trabalha com plástico ao redor do lacre. Seu lacre original azul escuro faz parte da tampa e tem escrito em alto relevo a palavra PULL (como mostra a imagem a seguir)

Suplementos Falsificados

  • Verifique o lote e a validade no fundo do produto: Os produtos da Now Foods possuem um padrão para lote e validade, geralmente são escritos no fundo com uma tinta que é muito difícil de sair e vem no seguinte padrão: 

LOT# (número do lote) (HORA DO ENVASE)

BEST BY (MÊS/ANO) 

A seguir uma foto de três embalagens diferentes com esse padrão.

Suplementos Falsificados

  • Compare o código de barras: Compare o código de barras do produto com os listados no site oficial da Now Foods. Se houver diferenças significativas, isso pode ser um sinal de um produto falsificado.
  • Compre de revendedores autorizados: Para garantir a autenticidade dos produtos da Now Foods, verifique se o revendedor é um distribuidor autorizado. A Now Foods geralmente lista os revendedores confiáveis em seu site oficial.
  • Analise a qualidade do produto: Verifique a consistência, cor, odor e sabor do produto. Se houver alguma discrepância em relação ao que você conhece dos produtos da Now Foods ou em relação a fotos que estejam no site, é possível que você tenha adquirido uma falsificação. Segue abaixo um exemplo de encapsulado original frente a um encapsulado falsificado.

Suplementos Falsificados

O que fazer se eu comprei um suplemento falsificado na internet?

Se você suspeita ou descobriu que comprou um suplemento falsificado na internet, é importante tomar algumas medidas para proteger sua saúde e buscar uma solução adequada. Aqui estão algumas ações que você pode tomar:

  • Interrompa o uso do produto: Pare de usar imediatamente o suplemento falsificado. Produtos falsificados podem conter ingredientes nocivos ou não declarados, portanto, é essencial interromper seu consumo.
  • Guarde o produto e a embalagem: É importante manter o suplemento falsificado e a embalagem como evidência. Isso pode ser útil ao entrar em contato com o vendedor, fabricante ou órgãos reguladores. Tire fotos para deixar registrado.
  • Faça um boletim de ocorrência no Polícia Civil: Você deve denunciar a situação às autoridades competentes, nesse caso à polícia civil e se possível à secretaria de saúde do município onde fica o endereço do falsificador. Eles podem investigar o vendedor e tomar medidas apropriadas.
  • Entre em contato com a plataforma onde está o vendedor: Notifique a plataforma sobre sua suspeita de ter recebido um suplemento falsificado. Informe-os sobre as evidências que você tem, como fotos do produto e embalagem. Solicite um reembolso ou uma substituição do produto. Se o vendedor for uma empresa confiável, eles devem lidar com a situação de maneira adequada. Na maioria das vezes as plataformas não farão a devolução por você já ter aberto o produto, porém eles são obrigados a fazer isso caso o produto tenha evidências de ser falsificado. Por isso, se eles não resolverem, entre em contato com a ouvidoria da plataforma apresentando seu Boletim de Ocorrência feito na Polícia Civil informando que você entrará na justiça caso eles não devolvam seu dinheiro e em seguida faça uma reclamação no RECLAME AQUI com o título: suplemento falsificado na plataforma XYZ (coloque o nome da plataforma). O maior medo dos marketplaces é a reputação de terem produtos falsificados em seu portifólio, assim eles resolverão mais rapidamente seu caso.
  • Informe o fabricante: Entre em contato com o fabricante do suplemento falsificado e relate o ocorrido. Forneça informações detalhadas sobre a compra, envie as fotos e, se possível, envie até mesmo o produto falsificado. Isso ajuda o fabricante a tomar conhecimento da falsificação e pode ajudar a evitar que outros consumidores sejam prejudicados.

Lembre-se de que a prevenção é sempre a melhor abordagem. Certifique-se de pesquisar e comprar suplementos apenas de fontes confiáveis ​​e revendedores autorizados. Fique atento a preços muito baixos, lojistas muito recentes nas plataformas, embalagens de baixa qualidade, erros de ortografia e outras indicações de falsificação ao fazer suas compras online. Veja mais no Blog Novidade Saudável.

Foto de Capa retidada de: Folhape.


Sobre o autor

Cristian Gadelha

Cristian Gadelha

Cristian Gadelha é empresário, CEO da Novidade Saudável, pesquisador, comunicador e entusiasta da saúde no geral! Instagram: @novidadesaudavel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *