Neste post vamos falar um pouquinho sobre os significados e as compreensões em torno da alimentação védica. Como você deve ter visto, alguns dos novos produtos da Souly – a canela do Ceilão e o Gengibre – levam o nome de alimentos védicos. Mas ao que ele se refere?
Em sua essência, o védico refere-se não apenas a um período e a uma cultura ancestral do subcontinente indiano, mas também ao sistema de pensamento e tradição criado a partir dos Vedas, conjunto de escritos muito antigos e sagrados que servem de base para crenças e vivências do Hinduísmo.
Alimentação védica
A compreensão e experimentação védica da vida, voltada ao desdobramento orgânico de uma consciência unitária, se dá através do conhecimento e apropriação de disciplinas védicas como a Yoga, Medicina Ayurveda, Astrologia Védica, Vedanta e Tantra que vem deixando suas marcas em todo o mundo nas últimas décadas.
Muitas pessoas entraram em contato com uma ou mais dessas disciplinas védicas – especialmente a Yoga e a prática Ayurveda – embora poucos entendam o sistema védico completo por trás deles.
Quando associados sinergicamente, tais disciplinas formam um sistema védico que pode ter maior profundidade, poder e adaptabilidade do que qualquer um de seus ramos importantes isolados.
O modo védico de conhecimento superior de nós próprios – corpo e espírito – e do mundo a nossa volta objetiva níveis de bem-estar físico e psicológico até o desencadeamento de nossa mais alta criatividade e mais profunda consciência.
Dentro do pensamento védico, tem especial importância a questão alimentar. A alimentação védica inclui alguns elementos que são referência no cuidado com a saúde do corpo, da mente e do espírito. Entre os alimentos védicos estão o gengibre, a verdadeira canela, a Ashwaghanda, cúrcuma e outras medicinas naturais.
Gengibre
O Gengibre é um dos alimentos védicos usado há milhares de anos na prática Ayurveda, que o reconhece como um remédio universal devido à sua capacidade terapêutica tão ampla e profunda. Suas propriedades promovem bem-estar, clareza e equilíbrio, além de resistência e força para o organismo, por isso ele está tão integrado à culinária. Dentro do princípio ayurveda, nossa cozinha é também nossa farmácia.
A Ashwaghanda também está entre as plantas mais usadas e reverenciadas na tradição Ayurveda como alimento védico. Devido à sua capacidade adaptógena, ela tem sido reconhecida como um remédio natural há pelo menos 2.500 anos. Ela é caracterizada como ‘rasayana’, o que significa que promove a saúde física e mental. É utilizada para ansiedade, depressão, alívio do stress, além de auxiliar a restabelecer o equilíbrio dos sistemas imunológico, neurológico, endócrino e reprodutivo.
Canela do Ceilão
Da mesma forma, a verdadeira canela – a Canela do Ceilão – tem seu lugar de destaque nas formulações e combinações alimentares Ayurveda, sendo um dos alimentos védicos utilizado especialmente para equilibrar a digestão e para eliminar as toxinas do organismo. Seu sabor adocicado e picante é identificado como uma forma de dar energia e vitalidade ao corpo. Dentro do sistema de divisão e classificação da Medicina Ayurveda, a canela é apontada como uma pacificadora dos doshas Vata e Kapha.
Cúrcuma
A Cúrcuma é uma especiaria nobre rica em bioativos que a consagram como um dos alimentos mais nutritivos e funcionais que se tem conhecimento.
Rica em curcuminoides, é utilizada há cerca de 5000 anos na Medicina Tradicional Ayurvédica, com grande poder para eliminação de toxinas, proteção para a saúde do coração, cérebro, redução de inflamações e muitos outros benefícios.
Para a Ayurverda, a especiaria dourada – cúrcuma – é especialmente útil por conta de seus benefícios bactericidas e antissépticos, e por possuir um grande número de antioxidantes. Da mesma família do gengibre, a cúrcuma oferece um sabor intenso que pode ser utilizado em shots, shakes, chás, sopas, caldos, smoothies, assados de carnes e legumes.
Vale destacar que ela possui mais de 230 compostos benéficos para a saúde – dentre estes, a curcumina. Quando combinada com a piperina – um dos principais ativos da pimenta-preta – a ação da curcumina é potencializada significativamente, favorecendo ainda mais o controle da diabetes, melhora da saúde intestinal, saúde do fígado, saúde do cérebro, proteção antimicrobiana, da pele e cardíaca.
Acesse o blog do Novidade Saudável.
Perguntas Frequentes
Como é a alimentação ayurvédica?
Alimentação Ayurveda promove o consumo de alimentos naturais e pouco processados, como legumes, vegetais e frutas. Esses alimentos são ricos em nutrientes como vitaminas, minerais e fibras que são benéficos para o organismo.
O que comer no jantar Ayurveda?
É indicado que não consumam alimentos amargos ou adstringentes em excesso, e recomenda-se o consumo de sopas quentes ao invés de saladas frias e alimentos crus. Também é recomendado comer vegetais, cereais e leguminosas, sempre cozidos ou aquecidos.
O que um Vata deve comer?
Vata. Frutas doces, como banana madura, figo fresco, abacate e damasco, e legumes cozidos, como aspargos, espinafre, beterraba e cenoura, são ideais para o equilíbrio do Vata. Arrasa também na aveia cozida, no arroz e em oleaginosas, como castanhas e amendoins. Enquanto isso, dá uma evitada em frutas secas, maçã e pêra.
Pode comer pão na Ayurveda?
Pão integral torrado com mel (pode adicionar sabor com uma pitada de canela em pó) e servido com chá de gengibre (antídoto do trigo). Leve uma fruta da estação recomendada para Vata ou um pedaço de queijo para um lanche no meio da manhã.
Estou muito Feliz neste contato Com Vocês 😄🌿
Minha alimentação é Orgânica, dentro do possível.
Minha Nutricionista/vendedora na Lá Fruteria, recomendou a Canela e o Gengibre da Souly que eu iria amar. E amei mesmo, utilizo todos os dias.
Quero conhecer outros produtos com esse Conceito.
Gratidão 🙏 kkk