Carboidratos e CrossFit - Novidade Saudável

Explore outras categorias

CARBOIDRATOS E CROSSFIT

Carboidratos e CrossFit

Escrito por   | 05 de junho de 2023

Todos os alimentos que consumimos ao longo do dia são formados por nutrientes que fornecem energia para que o nosso organismo consiga realizar todas as suas funções adequadamente.

Na prática da atividade física, cada nutriente tem o seu papel importante, mas um deles é o principal fornecedor de energia para o nosso músculo realizar a atividade proposta: o CARBOIDRATO.

No Crossfit, temos uma demanda energética bem alta, devido à intensidade em que realizamos o exercício. Ter um consumo adequado de carboidratos fará com que você tenha melhor desempenho durante toda a 

sessão de treinamento.

CARBOIDRATOS E CROSSFIT

Vamos entender melhor o que são os carboidratos: são a principal fonte de energia para o nosso organismo, sendo uma fonte de energia essencial, que conseguimos apenas através da alimentação. Ele age como combustível para o nosso corpo quando o amido do carboidrato é transformado em glicose e absorvido pelas nossas células.

Esse macronutriente está presente em quase todos os alimentos, exceto as carnes e ovos.

Você pode encontrá-lo em pães, macarrão, batatas, legumes (em menores proporções), leite, mel, açúcar, doces no geral, aveia e outros alimentos.

Todo o nosso aporte de carboidratos é baseado nas DRIs (Dietary Reference Intakes) que são as referências de ingestão alimentar internacional.

 

De acordo com as DRIs, um adulto saudável deve consumir entre 45 a 65% de carboidratos em sua dieta. Sendo que, para um praticante de Crossfit, a sua ingestão pode atingir a quantidade máxima indicada. Tudo depende do objetivo com a dieta, com o tempo de treinamento e outras atividades do dia-a-dia que aumentam o gasto energético do praticante. 

Vai treinar e não sabe o que consumir antes do treino? Consuma carboidratos! Eles auxiliarão no equilíbrio da glicemia no sangue e também na diminuição da utilização do glicogênio que está armazenado no músculo, que é utilizado como energia durante a contração muscular.

Exemplos: banana + mel, pão + geleia de frutas, goiabada, rapadura, doce de leite, entre outras opções que devem ser ajustadas pela sua nutricionista.

Terminou de treinar? Consuma carboidratos! Você precisa repor o glicogênio que foi utilizado durante o treino, o que acelera a recuperação muscular e te prepara para ter um bom desempenho na sua próxima sessão de treinamento.

Para a individualidade do seu plano e adequação do consumo de carboidratos da sua dieta, procure acompanhamento profissional de um nutricionista, para ter um alto rendimento durante o seu treino.

 


Sobre o autor

Giselle Santos

Giselle Santos

Nutricionista

Giselle Santos é nutricionista, pós graduada em nutrição esportiva funcional, fisiologia do exercício e emagrecimento. Eleita 2 vezes melhor nutricionista do Crossfit e criadora do método Passo a Passo do emagrecimento. Instagram.com/gisellesantosnutri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *