Camu Camu: Veja como é o fruto e para que ele serve. - Novidade Saudável

Explore outras categorias

Camu Camu: Veja como é o fruto e para que ele serve.

Escrito por   | 11 de maio de 2020

Quando falamos sobre maneiras saudáveis de levar a vida, a alimentação equilibrada se mostra um pilar fundamental. E, dentro do equilíbrio de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, está o Camu Camu, um fruto conhecido por ser a maior fonte de vitamina C do planeta!

Relacionada com o sabor cítrico de muitos alimentos, o ácido ascórbico – a própria Vitamina C – é possivelmente a mais popularmente conhecida dentre as vitaminas!

Por possuir o maior teor de Vitamina C do planeta e apresentar componentes poderosos, o Camu Camu é um fruto que vem conquistando a atenção tanto de quem quer inovar sua dieta com seu sabor marcante quanto de pesquisadores, que o têm como alvo de inúmeras pesquisas.

Quer saber um pouco mais sobre como esse antioxidante natural pode te ajudar a manter uma vida saudável de uma forma saborosa? Vem com a gente nesse breve post!

O que é Camu Camu?

O Camu Camu é uma fruta típica da região amazônica, rica em vitamina C e com elevado potencial para alimentação, fármaco e cosmético. 

Um estudo revelou que a vitamina C dessa fruta varia de 800 a 6.100 mg a cada 100g de polpa. Além disso, mostrou que a estabilidade do Camu Camu é muito boa e quando maduro contém um teor de vitamina C maior que a acerola. Em sua fase madura, tem uma cor róseo-avermelhada causada por um poderoso antioxidante: a antocianina.

Embora seja uma fruta comercializada em pequena escala no Brasil, no Japão a polpa do Camu Camu é consumida em forma de bebidas, recheios de pão, vinagre, sorvetes, comprimidos, entre outros.

Camu Camu: a maior fonte de Vitamina C do planeta

camu camu

Quando comentamos que o Camu Camu possui o maior teor de vitamina C do planeta, não estávamos de brincadeira. Esse fruto possui até 60 vezes mais desta vitamina do que a própria laranja! E é por isso que seu consumo é comumente indicado no formato de pó, a fim de que seja misturado em água, sucos, sorvetes ou em receitas onde se deseja acentuar o sabor cítrico que cativa tantas pessoas.

Porém, além do ácido ascórbico, o Camu Camu contém em sua composição outros antioxidantes que, em combinação com seus compostos fitoquímicos, minerais e aminoácidos, oferecem diversos benefícios para a saúde através de seu consumo.

Benefícios do Camu Camu

O Camu Camu é uma fruta com alto teor de vitamina C, mas seus benefícios vão além dos relacionados a essa vitamina. Veja os principais benefícios e nutrientes dessa fruta amazônica:

  • Fortalece o sistema imunológico: A alta concentração de vitamina C presente no Camu Camu faz dessa fruta uma grande aliada no aumento de anticorpos e na rapidez da resposta imunológica. Além disso, a vitamina C melhora a absorção de ferro, favorece a disposição e combate o estresse.
  • Antioxidante para o organismo: O Camu Camu também possui uma grande quantidade de flavonoides, poderosos antioxidantes que evitam o estresse oxidativo das células.
  • Ajuda a prevenir inflamações: Sua ação anti-inflamatória auxilia na recuperação da artrite, sinusites, otites, entre outras.
  • Auxilia na prevenção do envelhecimento precoce: A vitamina C presente no Camu Camu e sua ação antioxidante, ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, pois contribui para a manutenção da pele e ossos saudáveis.
  • Ajuda no controle da pressão sanguínea: O Camu Camu pode ajudar na dilatação dos vasos sanguíneos e no controle do colesterol, contribuindo no controle da pressão arterial e na prevenção de doenças do coração.
  • Auxilia no controle dos níveis de açúcar e gordura no sangue: O alto teor de vitamina C e compostos como taninos e flavonoides ajudam a controlar os níveis de gordura e previnem a absorção de carboidratos responsáveis pelo aumento do açúcar no sangue.
  •  Ajuda no controle da diabetes tipo 2: Essa fruta rica em vitamina C pode ajudar a controlar a glicemia e prevenir problemas do coração.
  • Ajuda na perda de peso: O Camu Camu pode ajudar na perda de peso, sendo um aliado no combate à obesidade.
  • Auxilia no combate a infecções: Ajuda a combater infecções e prevenir ou reduzir o agravamento de gripes e resfriados.

A ação dos Antioxidantes do Camu Camu fruta

camu camu fruta

Junto da presença expressiva de Vitamina C, o grupo de antioxidantes do Camu Camu fruta é composto pelo ácido elágico e pelos carotenoides, compostos fitoquímicos capazes de colaborar com a saúde física e mental. Dentre eles, predominam a luteína, o beta-caroteno e a zeaxantina.

Assim, além de ajudar na prevenção de gripes e resfriados, sua ação atua diretamente na eliminação de radicais livres, na redução do estresse oxidativo e no combate a inflamações e infecções bacterianas e virais.

Tanto a vitamina C quanto os compostos antioxidantes que complementam sua ação também podem oferecer efeitos positivos para os olhos. Suas propriedades são capazes de retardar a progressão da degeneração macular – que acontece de forma natural conforme o aumento da idade.

Outra vantagem que pode ser obtida através de suas propriedades antioxidantes está relacionada com a saúde bucal. Combinados com seus componentes antivirais, seus antioxidantes auxiliam no combate a problemas que ocorrem nas gengivas, como a gengivite, e impedem a evolução de outras inflamações causadas por radicais livres.

O que as Pesquisas dizem sobre a fruta Camu Camu?

fruta Camu Camu

Como a popularidade da fruta camu camu está em crescimento expressivo, dedicamos um espacinho exclusivo para comentarmos um pouco sobre o que dizem os inúmeros estudos em torno de seu potencial favorável à saúde, sendo que muitos deles estão relacionados com a combinação entre seus antioxidantes e compostos fitoquímicos.

Pesquisas sugerem que a ação dos antioxidantes do camu camu ajudem redução de placas cerebrais, as quais aumentam as chances de problemas como a demência e o Alzheimer, auxiliando também no aumento da capacidade de memória, foco e cognição.

Estudos também sugerem que o consumo de camu camu pode ser associado ao controle de peso, visto que sua ação altera de maneira positiva a microbiota intestinal, melhora a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina.

Juntamente dos antioxidantes, os compostos fitoquímicos do Camu Camu – em especial, os flavonóides – têm potencial de beneficiar o fígado de diversas formas. Estudos demonstraram sinais expressivos na supressão de lesões hepáticas relacionados a um especificamente a um composto ativo denominado 1-metilmalato, comprovando a eficácia do das propriedades do fruto para a saúde do fígado.

Além disso, acredita-se que suas propriedades atuem na manutenção dos níveis de açúcar no sangue, na resposta à insulina e na proteção do coração e das artérias contra os seus espessamentos e endurecimentos, grandes fatores de risco relacionados à doenças cardíacas.

Inove os Sabores do seu dia a dia

 width=

Para fazer um suco saudável e nutritivo com Camu Camu, você vai precisar de:

  • 1 banana congelada
  • 1 maçã
  • 3 morangos
  • 1 colher de chá de Camu Camu em pó
  • 1 copo de água (a quantidade vai depender da consistência que você quer dar ao suco)

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter a consistência desejada.

Parece que o sabor marcante do Camu Camu é proporcional ao número de benefícios que seu consumo oferece para nossa saúde, não é mesmo?

Quer ver mais artigos como este? Acesse o blog do Novidade Saudável.

Perguntas Frequentes

Para que serve o camu-camu?

Tem propriedades adstringentes (efeito curativo), antioxidantes (protege as células contra os radicais livres), antivirais (resfriados e gripes) e anti-inflamatórios (alivia artrite e outras doenças inflamatórias) O Camu Camu fortalece o sistema imunológico e serve para aumentar a energia e o humor.

Quais os efeitos colaterais do camu-camu?

É comum causar transtornos gastrointestinais como diarreia, náuseas, dor abdominal e vômitos. Além disso, pelas suas propriedades nutricionais, a fruta é contraindicada para quem possui altos índices de vitamina C no organismo.

Qual é o sabor do camu-camu?

O camu-camu tem um sabor azedo (levemente parecido com a acerola) e, por isso, dá um toque interessante às receitas doces.

Referências

YUYAMA, K. A cultura de camu-camu no Brasil. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 33, n. 2, jun. 2011.


Sobre o autor

Novidade Saudável

Novidade Saudável

Um time multidisciplinar formado por redatores pesquisadores e entusiastas de nutrição funcional, medicina integrativa e terapias holísticas. Artigos revisados por Nutricionistas e Médicos parceiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *