Uma Janela de Oportunidade - Novidade Saudável

Explore outras categorias

Chá de Mate Preto

Uma Janela de Oportunidade

Escrito por   | 02 de junho de 2023

O período entre os 40 e os 50 anos de uma mulher se faz especial, pois muito do que será plantado nessa fase será colhido nas próximas décadas. Meus estudos sempre foram voltados para esse público e tento cada vez mais entender como podemos colocar em prática toda a teoria já consolidada sobre a importância da Nutrição, da Psicologia e das rotinas na saúde da mulher.

A vida é vivida em pulsos e acredito que podemos ter mais qualidade em nossa jornada sem pressão ou falso moralismo que essa mesma fase exige. É a tal maturidade que vem nos avisar sobre nos ouvir internamente e não tolera mais tanta dica, conselho e “faça como eu faço” que tanto nos sobrecarrega nas redes sociais.

Por isso, hoje trago uma sugestão para você que quer aproveitar essa janela e trazer mais saúde para suas próximas décadas através de uma boa nutrição e, para ficar mais didático, vamos nomear: dieta mediterrânea. Uma estratégia nutricional que pode te trazer muitos benefícios seja na endometriose, na TPM, na síndrome do ovário policístico ou na menopausa. 

Uma Janela de Oportunidade

Uma Janela de Oportunidade

Você pode estar pensando: ah, mas moramos no Brasil, e agora? A dieta mediterrânea tem como principais características o consumo de vegetais, frutas, grãos integrais e leguminosas, gordura do abacate e do azeite de oliva e pouca carne vermelha, priorizando carnes brancas como peixes e frutos do mar.

Agora vem comigo, qual país tem como prato típico o arroz com feijão (leguminosa)? Que tem um litoral extenso e muitos rios, oferecendo muitos peixes? Que tem uma diversidade de frutas, verduras e castanhas que encanta qualquer turista internacional? É o nosso, não é? Com as devidas adaptações podemos sim seguir esse padrão alimentar tão estudado e discutido na literatura científica para o nosso dia a dia. 

Além de ser uma dieta muito gostosa, o que contribui para se tornar um hábito e não apenas seguir por um período, a dieta mediterrânea fornece nutrientes que modulam a produção de hormônios e neurotransmissores, além de minimizarem a inflamação, o estresse oxidativo, a disfunção mitocondrial e a resistência à insulina. 

Não perca a sua janela de oportunidade. Procure um profissional nutricionista  e traga mais deste modelo de dieta para o seu prato. Se cuide!  Veja mais artigos como este na nossa coluna de Colunistas Saudáveis.


Sobre o autor

Cecília Cesa Schiavon

Cecília Cesa Schiavon

Nutricionista

Cecília é nutricionista, mestre em nutrição e doutora em ciências da saúde. Realizou diversas publicações sobre nutrição em casos de câncer de mama, psicologia positiva e síndrome metabólica. Atua na área da nutrição desde 2005 com a intenção de ajudar mulheres na busca de mais saúde, com foco no alívio dos sintomas do ciclo menstrual e menopausa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *