Efeitos da proteína durante o exercício - Novidade Saudável

Explore outras categorias

Efeitos da proteína durante o exercício

Efeitos da proteína durante o exercício

Escrito por   | 13 de abril de 2023

Sempre encontramos gels ou intra treinos no mercado com aminoácidos ou proteínas, mas o que as evidências científicas mostram quando esse nutriente tão comum no pós treino é colocado junto ao carboidrato no intra treino?

Algumas pesquisas sugerem que aumentar a proteína poderia ajudar, mas existem muitos estudos controlados que não encontraram nenhum benefício. Os estudos que encontraram efeitos adicionaram proteína a uma bebida com carboidratos, portanto, não ficou claro se os efeitos benéficos notados eram devidos à proteína ou ao aumento da quantidade de energia consumida. Além disso, a quantidade de carboidratos consumidos nesses estudos foi pequena e bem abaixo das quantidades recomendadas.

Efeitos da proteína durante o exercício

Assim, no estudo de Leigh Breen, certificou-se de que a quantidade recomendada de carboidratos foi consumida (65 g/h) e, em uma condição, foram ingeridos 19 g/h adicionais de proteína hidrolisada. Esse estudo foi realizado diagonalmente, contrabalançado e duplo-cego. Os indivíduos executaram um teste de exercício de 2 horas seguido de um contrarrelógio com duração aproximada de 60 minutos. Além disso, mensurações de recuperação também foram realizadas no dia seguinte (dor, função muscular, plasma CK (creatina quinase), um marcador de dano muscular).

E o que encontramos?

Não houve diferença no desempenho entre os dois testes com a mesma potência nas condições carboidrato e carboidrato + proteína (ambos 247 W em média). Também não houve diferença percebida na frequência cardíaca ou na pontuação do exercício. Consequentemente, a proteína não teve efeito neste estudo. Não é positivo, mas também não é negativo.

A proteína adicionada não teve efeito nos marcadores de recuperação. A função muscular foi a mesma, a dor muscular foi a mesma e a CK plasmática também não foi diferente. Assim, não houve diferença mensurável na função muscular, os indivíduos estavam doloridos no dia seguinte e um exame de sangue objetivo também não mostrou diferença.

Efeitos da proteína durante o exercício

Em conclusão, quando a ingestão de energia é controlada e o CHO é ingerido em taxas consideradas ótimas para o pico de oxidação exógena de CHO, a adição de proteína não melhora o desempenho do contrarrelógio do ciclo de exercício tardio ou os índices de recuperação 24 horas após o exercício. A resposta metabólica e fisiológica ao CHO + Pro pode depender do modo, duração e intensidade do exercício e merece mais investigação. Com base nas descobertas e em outros estudos cuidadosamente controlados, atualmente, não há evidências para recomendar bebidas CHO + Pro para atletas de resistência para melhoria de desempenho ou recuperação.

No geral, a conclusão é bastante definitiva: adicionar proteína não tem efeito se você seguir as diretrizes de ingestão de carboidratos recomendadas. Veja mais no blog do Novidade Saudável.


Sobre o autor

Angelo Daher

Angelo Daher

Nutricionista

Angelo Daher é nutricionista com foco em nutrição de precisão e esportiva. Triatleta apaixonado por esportes e pesquisador, dedica-se a divulgar conhecimentos e estratégias voltadas para o aumento da performance e qualidade de vida. Instagram.com/angelonutri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *