O chá de mulungu é uma bebida popular na medicina natural brasileira, que é muito utilizada para aliviar a ansiedade, insônia e estresse. Utilizado na forma de casca de árvore, possui estes benefícios como principais, mas também oferece outros potenciais para a saúde.
Nesse texto, veremos os benefícios do chá de mulungu e como prepará-lo.
O Que É Chá De Mulungu
O chá de mulungu é extraído da casca da árvore de mulungu (Erythrina mulungu), nativa da região amazônica, sendo muito utilizado na medicina popular brasileira devido aos efeitos relaxantes, calmantes, analgésicos e anti-inflamatórios presentes nele.
Compre as melhores marcas de Chás em nossa loja:
Para Que Serve Chá De Mulungu
O chá de mulungu possui propriedades relaxantes, o que o faz benéfico para tratar ansiedade, nervosismo e outras perturbações do sistema nervoso. Além disso, suplementos de casca de mulungu são usados para tratar insônia e melhorar a qualidade e duração do sono.
O mulungu também possui substâncias como alcaloides, flavonoides e taninos, os quais apresentam ótimas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e analgésicas.
Benefícios Do Chá De Mulungu
O chá de mulungu pode trazer diversos benefícios para a saúde. Confira:
Chá De Mulungu Ajuda Nos Casos De Depressão E Outros Transtornos Emocionais
Estudos sugerem que as propriedades relaxantes e calmantes do chá de mulungu potencialmente ajudam a diminuir os sintomas de transtornos emocionais, como ansiedade, estresse e depressão.
No entanto, o mulungu pode interferir na ação de medicações. Por isso, consulte seu médico caso esteja realizando tratamento clínico.
Chá De Mulungu: Bom Para O Coração E A Pressão
Por possuir propriedades vasodilatadoras, o chá de mulungu pode melhorar a circulação sanguínea, contribuindo com a prevenção de doenças cardiovasculares e redução da pressão arterial.
Os componentes antioxidantes do mulungu ajudam a proteger a saúde do coração também por evitar estresse oxidativo no órgão.
Chá De Mulungu Pode Ajudar A Melhorar A Imunidade
Não existem estudos conclusivos a respeito da capacidade do chá de mulungu de melhorar a imunidade diretamente.
No entanto, como muitos fatores contribuem para a regulação do sistema imune – como boa nutrição, sono reparador e regulação do estresse -, é possível que as propriedades do mulungu auxiliam indiretamente na construção de uma boa imunidade, a partir da ajuda no controle emocional e melhora na qualidade do sono, por exemplo.
Chá De Mulungu Ajuda A Ter Bons Sonhos E Combate O Estresse
A presença de alcalóides e outros compostos calmantes no mulungu ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade, facilitando o processo de adormecimento e proporcionando um sono mais profundo e reparador.
Vale ressaltar que essas propriedades calmantes também contribuem para um melhor humor e sensação de bem-estar.
Chá De Mulungu Protege O Fígado
Graças às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do chá de mulungu, ele é capaz de reduzir as chances de doenças hepáticas por proteger o fígado do estresse oxidativo e dos efeitos da inflamação crônica.
Chá De Mulungu Ajuda Pessoas Com Epilepsia
Estudos em animais sugerem que o chá de mulungu possivelmente possui propriedades anticonvulsivantes e neuroprotetoras, o que pode reduzir a frequência e duração de convulsões.
Essa propriedade coloca o chá de mungulu como potencialmente benéfico para a proteção do cérebro dos danos causados por convulsões em pessoas com epilepsia.
Chá De Mulungu Alivia Os Sintomas Da TPM E Cólicas
Devido às propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, o chá de mulungu pode ajudar a aliviar desconfortos e dores causadas pelas cólicas menstruais.
Adicionado a isso, a sua ação calmante e anti-ansiedade pode ajudar a melhorar o humor e os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual).
Chá De Mulungu Tem Ação Antibacteriana
Pela presença de alcaloides, flavonoides e taninos na casca do mulungu, este chá possui propriedades antibacterianas, o que ajuda a diminuir a proliferação e crescimento de bactérias no corpo.
Encontre as melhores marcas de chás em nosso site:
Combinações Do Chá De Mulungu
O chá de mulungu pode ser combinado com outras ervas para melhorar ou adicionar efeitos terapêuticos.
Porém, antes de realizar as combinações, consulte seu médico sobre a segurança do consumo do chá de mulungu com outros chás de acordo com sua condição de saúde e, se for o caso, medicamentos em uso.
Chá De Mulungu Com Camomila:
Tanto o mulungu como a camomila possuem efeitos relaxantes e calmantes, o que auxilia no alívio de tensão e melhora do bem-estar.
Essa combinação pode, ainda, abrandar a ansiedade e o estresse, melhorando a qualidade do sono.
Chá De Mulungu Com Erva-Cidreira:
Dadas as propriedades sedativas e relaxantes da erva-cidreira, o chá dessa planta em combinação com o mulungu pode prover um sono reparador, além de diminuir a ansiedade e o estresse, e ajudar a combater a insônia.
Chá De Mulungu Com Maracujá:
O maracujá possui compostos que ajudam a diminuir a atividade cerebral e levar a um sono mais tranquilo devido seus efeitos calmantes e sedativos, sendo outra forma de aliviar a ansiedade e insônia quando combinado com o mulungu.
Chá De Mulungu Com Valeriana:
O chá de mulungu combinado com valeriana é uma forma de acalmar a mente para a redução de ansiedade e ter um sono reparador, o que ocorre devido às suas propriedades sedativas.
Como Tomar Chá De Mulungu
O chá de mulungu pode ser consumido de diferentes maneiras: quente, frio e em combinação com outros chás, e é seguro desde que seja incluído na rotina com moderação.
Quantidade De Chá De Mulungu Que Pode Tomar
A dose diária recomendada de chá de mulungu é de até 2 xícaras, por um período de 1 semana no máximo (se for tomado em dias seguidos). Essa quantidade pode variar de acordo com a idade, peso e condição de saúde do indivíduo.
Receitas De Chá De Mulungu:
Chá de Mulungu Simples:
Ingredientes:
- 10g de casca de Mulungu
- 1 litro de água
Modo de preparo:
- Aqueça a água e adicione o Mulungu, deixando em infusão por cerca de 10 minutos.
- Coe o chá e beba quente ou frio.
Chá de Mulungu com Camomila:
Ingredientes:
- 5g de casca de Mulungu
- 5g de flores de camomila
- 1 litro de água
Modo de preparo:
- Aqueça a água e adicione o Mulungu e a camomila, deixando em infusão por cerca de 10 minutos.
- Coe o chá e beba quente ou frio.
Chá de Mulungu com Erva-Cidreira:
Ingredientes:
- 5g de casca de Mulungu
- 5g de folhas de erva-cidreira
- 1 litro de água
Modo de preparo:
- Aqueça a água e adicione o Mulungu e a erva-cidreira, deixando em infusão por cerca de 10 minutos.
- Coe o chá e beba quente ou frio.
Lembre-se de sempre um profissional de saúde antes de utilizar o Chá de Mulungu com finalidade terápica, para garantir que sejam seguros e eficazes para você.
Como O Chá De Mulungu Age No Organismo
O chá de mulungu é conhecido por ajudar a acalmar a ansiedade, estresse e outros distúrbios emocionais, acalmando a mente na hora do sono e melhorando sua qualidade. Isso leva a uma melhor sensação de humor e bem-estar ao longo do dia seguinte.
Devido seus efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, o chá de mulungu diminui o inchaço e a dor, sendo útil para reduzir os efeitos negativos das cólicas menstruais e auxiliar na recuperação da dor muscular e de cabeça, além de outras questões ligadas a inflamação.
Por possuir antioxidantes em seus compostos, o chá de mulungu possui a capacidade de proteger o corpo contra os danos dos radicais livres, prevenindo a aceleração do envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças crônicas.
Além disso, o chá de mulungu potencialmente possui efeito anticonvulsivante, o que pode reduzir o risco de convulsões e ajudar no tratamento da epilepsia e outros distúrbios neurológicos.
Atenção: não adicione o chá de mulungu na sua dieta para fins terapêuticos sem orientação médica, nem substitua tratamento clínico por ele.
Chá De Mulungu Emagrece?
Não há relação direta entre chá de mulungu e emagrecimento, mas algumas pessoas experienciam a diminuição do apetite após bebê-lo, bem como o aumento na eliminação de líquidos, fatores que podem ajudar com o emagrecimento.
No entanto, é importante lembrar que parar de comer não é saudável e não necessariamente leva ao emagrecimento. O processo de emagrecimento requer dieta saudável, uma rotina de exercícios e hábitos saudáveis.
Lembre-se: o chá de mulungu ajudará a diminuir a tentação para comidas pouco saudáveis, mas não irá fazer o emagrecimento ocorrer mais rápido.
Como Preparar Chá De Mulungu
Para preparar o chá de mulungu, é preciso ter casca de Mulungu seca de qualidade, como o da Ah! Natu, em lojas de produtos naturais ou na internet.
A seguir o passo a passo de como fazer o chá de mulungu:
- Ferva a quantidade de água para a quantidade de chá desejada. A proporção recomendada é 1 litro de água para cada 10 gramas de casca de mulungu.
- Adicione a casca de mulungu na água quente e deixe em infusão de 10 a 15 minutos. Esse tempo é importante para as propriedades da casca serem transferidas para a água.
- Coe o chá com uma peneira fina para remover os resíduos.
O chá de mulungu pode ser consumido quente ou frio. Pode-se adicionar mel, limão ou outras ervas para acrescentar sabor.
Efeitos Colaterais Do Chá De Mulungu
Quando consumido em excesso ou por pessoas com sensibilidade aos seus compostos, o chá de mulungu pode causar efeitos colaterais desagradáveis.
Alguns destes efeitos, comuns em casos de sensibilidade ou sobredose, incluem: náuseas, dor de estômago e diarreia.
Além disso, os compostos do chá de mulungu podem afetar o funcionamento de certos medicamentos, como os antidepressivos, sedativos, tranquilizantes e para tratamento da pressão arterial. Devido a isso, consulte o médico antes de iniciar o consumo.
Outros efeitos surgem devido à sua ação calmante, que afetam o sistema nervoso central, causando: sonolência, tontura, confusão mental e lentidão dos reflexos.
Caso note qualquer efeito adverso se manifeste, interrompa o consumo deste chá e procure ajuda médica imediatamente.
Quem não deve consumir o chá de mulungu
O chá de mulungu, derivado da planta cientificamente conhecida como Erythrina mulungu, é valorizado por suas propriedades relaxantes e calmantes. No entanto, algumas pessoas devem evitar seu consumo devido a possíveis efeitos colaterais e interações com outras condições médicas. É importante observar que antes de iniciar qualquer tratamento à base de plantas, incluindo o chá de mulungu, é aconselhável consultar um profissional de saúde ou médico. Aqui estão alguns grupos de pessoas que devem ser cautelosas ou evitar o consumo deste chá:
- Gestantes e lactantes: Mulheres grávidas ou que estão amamentando devem evitar o chá de mulungu, pois não há evidências suficientes para determinar sua segurança durante esses períodos.
- Pessoas com pressão arterial baixa: O mulungu é conhecido por seu efeito de redução da pressão arterial. Portanto, aqueles que já têm pressão arterial baixa devem evitar o chá, pois isso pode agravar a condição.
- Indivíduos que tomam medicamentos para pressão arterial: Se você está tomando medicamentos para pressão arterial, o chá de mulungu pode interagir com esses medicamentos e causar uma queda significativa na pressão arterial. É importante discutir o uso de mulungu com seu médico, caso você já esteja em tratamento para hipertensão.
- Pessoas com alergias conhecidas à família Fabaceae: O mulungu pertence à família botânica Fabaceae. Se você tem alergias conhecidas a plantas dessa família, pode ser sensível ao mulungu e deve evitá-lo.
- Aqueles com problemas hepáticos: O chá de mulungu pode afetar o fígado, então pessoas com problemas hepáticos devem consultar um médico antes de consumi-lo.
- Crianças: O uso do chá de mulungu em crianças não é recomendado, a menos que seja especificamente prescrito e monitorado por um profissional de saúde.
Confiras os melhores Chás em nosso site Novidade Saudável!
Conclusão
O chá de mulungu é uma bebida que pode ajudar quem possui dificuldades em adormecer e manejar o seu estresse e ansiedade. Além disso, é uma opção para quem sofre com cólicas e outros desconfortos no corpo.
Adicionado a isso, o mulungu é um aliado para quem procura melhorar sua saúde devido sua ação protetora no coração e fígado, por favorecer a qualidade do sono, e auxiliar no controle da inflamação.
No entanto, é necessário se atentar aos seus potenciais efeitos colaterais. Portanto, evite consumir o chá de mulungu em excesso e consulte um médico caso esteja fazendo algum tratamento clínico. Acesse o blog do Novidade Saudável.
Referências:
“Antioxidant, anti-inflammatory, and hepatoprotective effects of the aqueous extract of the bark of Erythrina mulungu in rats” – Este estudo, publicado na revista Food & Function, demonstrou que o Chá de Mulungu possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de proteger o fígado de danos induzidos por substâncias tóxicas.
“Erythrina mulungu alkaloids protect against pentylenetetrazol-induced seizures in zebrafish” – Publicado na revista Neuroscience Letters, este estudo investigou o efeito do Chá de Mulungu em um modelo animal de epilepsia e demonstrou que os alcaloides presentes na planta têm propriedades anticonvulsivantes.
Perguntas Frequentes Sobre Chá De Mulungu
Para Que Serve O Chá De Mulungu?
O chá de mulungu possui diversas propriedades benéficas para a saúde, como: ação calmante e relaxante; compostos analgésicos, anti oxidantes e anti-inflamatórios; combate a bactérias e anticonvulsivantes.
Como Fazer O Chá De Mulungu Para Dormir?
A preparação do chá de mulungu pode ser feita como a de qualquer chá convencional. Recomenda-se que seu consumo não exceda de 2 xícaras o dia e que seja feita até 30 minutos antes de dormir.
Por Que Não Pode Tomar Chá De Mulungu Todos Os Dias?
Se o chá de mulungu for tomado todos os dias sem controle de quantidade – até duas xícaras por dia por um período maior que uma semana -, pode trazer riscos ao fígado.
Quais Os Efeitos Colaterais Do Chá De Mulungu?
Os efeitos colaterais mais comuns do Chá de Mulungu incluem, náuseas, dor de estômago e diarreia, sonolência, tontura, confusão mental e lentidão nos reflexos.
Além disso, o Chá de Mulungu pode interagir com certos medicamentos, causando efeitos adversos, e por isso é necessário consultar um médico antes de iniciar seu uso.