Um Chá Para Cada Momento Do Dia - Novidade Saudável

Explore outras categorias

Um Chá Para Cada Momento Do Dia

Escrito por   | 20 de junho de 2022

Mais conforto e bem-estar: confira dicas de ervas e especiarias para preparar um chá para cada momento do dia

Beber chá ao longo do dia é uma excelente estratégia para manter o corpo em equilíbrio, favorecendo e otimizando a atividade de órgãos e sistemas complexos do organismo.

Quem tem o ritual do chá como parte da sua rotina diária sabe: são milhares de propriedades funcionais oferecidas por especiarias, ervas, frutos e cascas que, ao serem submetidas a infusões ou decocções, somam-se a sabores e aromas deliciosos.

Dentre os benefícios deste hábito estão a melhora da digestão, controle de inflamações, inibição da atividade danosa de radicais livres presentes em excesso no organismo, apoio à eliminação de toxinas, redução da retenção de líquidos e, até mesmo, auxílio em funcionalidades adaptógenas para regulação do estresse, redução da ansiedade, estabilização e melhora do humor e regulação hormonal de mulheres e homens.

Mas para desfrutar deste poder herbal, é preciso saber com o quê e quando preparar seus chás ao longo do dia.

A Importância De Escolher O Chá Certo Para Cada Momento Do Dia

Mulher de roupão com uma xícara em mãos, demonstrando saber escolher um chá para cada momento do dia.

É como especialistas botânicos e sommeliers de chá alertam: saber escolher os ingredientes e a hora de preparar cada chá ao longo do dia está longe de ser um cuidado dispensável.

Afinal, cada chá tem seu propósito, e cada propósito tem sua eficiência favorecida conforme a rotina e, também, diante da sincronicidade do ritmo circadiano que todas as pessoas deveriam respeitar.

Dificilmente você prepararia um chá verde, um chá mate, ou qualquer outro com propriedades estimulantes e energéticas momentos antes de dormir, certo? A mesma lógica serve para um chá com propriedades calmantes e sedativas bebido momentos antes de um treino de alta intensidade ou de uma reunião importante em que o estado de alerta é requisitado.

Porém, existem aspectos além do benefício imediato proporcionado por nossos chás favoritos que deveriam ser sempre considerados, e é sobre isso que comentaremos adiante.

Além Do Aroma E Do Sabor: O Que Considerar Na Hora De Escolher Seus Chás

Bule contendo hortelã e outras especiarias em infusão, um exemplo de preparo de chá para cada momento do dia.

Cada tipo de chá favorece funções específicas do organismo, desde que seus bioativos possam interagir sem a interferência de variáveis que comprometam sua eficiência ou, até mesmo, provoquem prejuízos à saúde.

Um exemplo disso é o consumo de chá feito junto ou muito próximo das principais refeições do dia, o que pode reduzir significativamente a assimilação de macro e micronutrientes presentes nos alimentos e atrapalhar o plano alimentar estabelecido.

Este tipo de situação acontece porque os compostos fenólicos presentes na composição dos chás são naturalmente quelantes. Isso significa que, ao entrarem em contato com os alimentos ingeridos durante as refeições, estes compostos acabam formando ligações bioquímicas que reduzem a carga nutritiva dos alimentos e, ao mesmo tempo, inativam suas propriedades botânicas. Ou seja: dois prejuízos em um só ato.

Desta forma, o consumo de chás deve ser feito pelo menos 20 minutos antes do café da manhã, almoço, lanches intermediários ou jantar – como o próprio Ayurveda sugere há mais de 5 mil anos – ou cerca de uma hora após estas refeições.

Por isso, mesmo tratando-se de chás indicados para beneficiar o sistema digestivo ou para atenuar a compulsão alimentar, é importante ter este cuidado facilmente ajustável.

Escolha O Chá Certo Para Cada Momento Do Dia

Mulher ao lado de ingredientes para preparar infusões e servindo chá, exemplificando entender a importância do chá para cada momento do dia.

Além da dica básica sobre o distanciamento das principais refeições, outros pontos são decisivos na hora de saborear e contar com os benefícios dos chás ao longo do dia.

Confira algumas dicas úteis de periodização de chás ao longo da rotina e aproveite melhor os benefícios destas bebidas transformadoras da saúde para cada momento do dia!

Chás indicados para o início do dia

As primeiras horas do dia são excelentes para otimizar estratégias antioxidantes e anti-inflamatórias, principalmente quando oferecemos compostos bioativos em jejum. Assim, a biogênese mitocondrial é ativada com mais eficiência, e o controle de inflamações e inibição de radicais livres é potencializado.

Por isso, optar por chás que contenham alta concentração de antioxidantes pode ser uma estratégia extremamente eficiente para o início do dia. Escolha chás e blends que tenham como ingredientes principais:

Chás indicados para o meio da manhã

Beber chá no meio da manhã também tem seu porquê. Trata-se de uma estratégia pró-digestão, que prepara o organismo para melhorar a absorção e assimilação dos nutrientes que serão ingeridos na hora do almoço, e também contribui para a redução das chances de desconfortos intestinais.

Nesta hora, ervas de sabor amargo são muito bem-vindas. Em geral, elas otimizam a secreção biliar e de enzimas pancreáticas, favorecendo a digestão de gorduras e proteínas, e também diminuem a famosa e dispensável vontade de ingerir doces logo após a refeição.

Em até 20 minutos antes do almoço, opte por chás em que os seguintes ingredientes prevaleçam:

Chás indicados para o meio da tarde

O chá escolhido no meio da tarde é um ótimo aliado para manter a energia estável sem necessariamente consumir fontes concentradas de cafeína. Além disso, também pode apoiar o gerenciamento do estresse e ansiedade, que tendem a ser maiores quando o turno da noite se aproxima.

Por isso, plantas com potencial revigorante e/ou adaptógeno estão entre algumas das principais opções neste momento, auxiliando a prevenção da sonolência, o humor e a eficiência cognitiva e, novamente, a compulsão por doces que muitas vezes é relatada neste período do dia.

Confira algumas das principais opções para preparar seu chá da tarde e seguir a rotina com muito mais bem-estar físico e mental:

Vale destacar que, além das alternativas mencionadas até agora, camomila e melissa também podem auxiliar na modulação do apetite e controle da compulsão por carboidratos, tanto antes do almoço quanto no meio da tarde.

Chás indicados para o turno da noite

Muita gente bebe chá momentos antes de dormir, e isso não é à toa.

Este é um momento em que o organismo começa a se preparar naturalmente para repousar e restaurar sistemas físicos e mentais. E é justamente para apoiar o alívio de tensões, o equilíbrio emocional e a indução de um sono de qualidade que algumas ervas com ações sedativas e relaxantes são requisitadas.

Este é o momento de favorecer a modulação de GABA, melatonina e serotonina, equilibrar dopamina e noradrenalina e controlar o impulso alimentar noturno – infelizmente tão comum quando não a regulação do ritmo circadiano não ocorre.

Porém, é preciso lembrar que esta modulação e apoio ao relaxamento não ocorre de maneira aguda (somente ao fim do dia). Trata-se de um processo influenciado pela forma como a rotina inteira é estabelecida – mais um bom motivo para contar com chás funcionais aliados a bons hábitos ao longo do dia, não é?

Confira alguns dos ingredientes mais indicados para dormir melhor e proporcionar ao corpo melhores condições de restauração ao longo da noite:

Da Produção À Xícara: Cuidados Importantes Na Hora De Escolher Seus Chás

Plantação de chá verde, ingrediente que pode ser utilizado para beneficiar estratégias de preparar de maneira certeira um chá para cada momento do dia.

Muitas coisas fizeram do ato de beber chá um hábito milenar apaixonante, que dificilmente é deixado de lado por quem o pratica. O prazer de escolher suas ervas e especiarias, o estímulo sensorial, a contemplação do vapor aromático que torna o ambiente mais agradável, os benefícios funcionais e o próprio conhecimento sobre as propriedades que tornam cada erva e especiaria verdadeiros alicerces da saúde.

Mas, além dos prazeres que envolvem o preparo de infusões e decocções e a apreciação de sabores e aromas que transformam, alguns cuidados prévios são tão importantes quanto o consumo diário em si.

  • Lembre-se da importância de conhecer a procedência das ervas, especiarias, flores e cascas que irão compor seus chás. Prefira sempre ingredientes de origem agroecológica e orgânica, livres de pesticidas, agrotóxicos e outros compostos utilizados em produções de larga escala que comprometem a integridade de plantas e do solo – e, consequentemente, a saudabilidade do chá que será servido em sua xícara.
  • Verifique o material utilizado para confecção dos sachês, caso opte por infusões realizadas com chás pré prontos, tão comuns no supermercado, casas de chá e lojas de produtos naturais. Sachês feitos de materiais sintéticos e branqueados artificialmente, como infelizmente são maioria – comprometem a qualidade da infusão realizada, liberando compostos tóxicos e nada naturais para a assimilação saudável do organismo.

Considerações Finais

  • Saber escolher o chá certo para cada momento do dia é jogar a favor do próprio bem-estar e favorecer o curso natural do funcionamento dos sistemas do organismo, que resultam em uma melhor qualidade de vida tanto no momento presente quanto a longo prazo.
  • Não é por acaso que o apoio funcional de chás é exaltado desde os tempos ancestrais por medicinas tradicionais, reverberando benefícios até hoje que, provavelmente, perpetuarão constantemente.
  • Neste artigo, foram sugeridas ervas e especiarias propícias para cada momento do dia, que podem ser desfrutadas por meio de infusões ou decocções separadamente ou em blends que reúnam seus compostos bioativos e suas propriedades funcionais.

Você pode ler mais dicas de como estimular hábitos saudáveis, favorecer o equilíbrio da saúde e viver com mais qualidade de vida acessando mais de nossos artigos!

 


Sobre o autor

Mateus Kurek Pagliosa

Mateus Kurek Pagliosa

Mateus Kurek Pagliosa é escritor, curioso e pesquisador de informações úteis para o bem-estar físico e mental. Analisa artigos científicos e participa de palestras e eventos voltados para a nutrição funcional, saúde e qualidade de vida. Está envolvido com a produção, revisão e supervisão de conteúdo divulgado pelo Novidade Saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *