Cúrcuma Védica: Conheça Os Benefícios Da Especiaria Dourada Ayurvédica - Novidade Saudável

Explore outras categorias

Cúrcuma Védica: Conheça Os Benefícios Da Especiaria Dourada Ayurvédica

Escrito por   | 26 de julho de 2022

A cúrcuma védica está entre as principais especiarias do mundo e seu uso oferece muito mais que uma cor vibrante junto de seu aroma e sabor intenso. Trata-se de um alimento com poderosa ação anti-inflamatória, antioxidante, desintoxicante, digestiva, analgésica e antimicrobiana, utilizado há milhares de anos pela tradição védica, como a ayurveda, e na medicina tradicional e extensamente estudado pela ciência moderna, capaz de enriquecer estratégias de nutrição funcional com eficiência e segurança.

Neste artigo, trouxemos detalhes sobre como a cúrcuma védica proporciona a ampla gama de benefícios à saúde que a consagra como uma dos alimentos mais saudáveis disponíveis na natureza.

Confira!

O Que É A Cúrcuma?

Pessoa segurando Cúrcuma

A cúrcuma é uma planta da mesma família do gengibre, também conhecida como açafrão-da-terra, raiz-de-sol ou açafrão-da-índia, que cresce naturalmente em toda a Índia e em outros países da região Sudeste da Ásia, mas que também é cultivada em diversas outras localidades, incluindo o Brasil. 

Sua obtenção na forma de tempero em pó ocorre através de um processo de moagem de sua raiz seca, que resulta em um alimento de cor intensamente amarelada, característica conferida por seu alto teor de curcuminoides – pigmentos responsáveis por sua bioatividade pró-saúde. Em função disso, foi batizada com o nome de especiaria dourada.

Na cozinha, a cúrcuma oferece seu sabor intenso em muitos preparos. É um ingrediente relevante do curry indiano, além de poder ser usada em sopas, caldos, assados de carnes e legumes, ou mesmo em sucos, chás, shakes e preparos gelados como smoothies.  

No entanto, possui um longo histórico que vai além da gastronomia devido às suas conhecidas propriedades medicinais que, apesar de estarem sendo amplamente estudadas pela ciência moderna, são desfrutadas há milênios pela Medicina Ayurveda e pela Medicina Tradicional Chinesa.

Inclusive, é notável o interesse crescente pela indústria da suplementação em desenvolver produtos que contenham cúrcuma ou curcumina isolada em suas formulações, a fim de contar com muitos de seus benefícios comprovados cientificamente. 

A Composição Da Cúrcuma Védica

Cúrcuma em pó
Crédito da foto: Favorece (https://www.favorece.net/)

A cúrcuma védica contém micronutrientes como manganês, ferro, magnésio, potássio, vitamina B6 e vitamina C, importantíssimos para o bom funcionamento do organismo, além de bioativos com excelente ação antioxidante e anti-inflamatória. Dentre estes, estão os curcuminóides, em especial a curcumina, que tornam a cúrcuma uma especiaria multifuncional de atuação estratégica no trabalho funcional do organismo.

A ação medicinal da cúrcuma é atribuída à sua fração pigmentada amarela, que em geral contém curcumina em maiores proporções (cerca de 80%) e dois outros curcuminóides, desmetoxicurcumina (entre 10 e 20%) e bisdesmetoxicurcumina (menos de 5%). [ 1 ]

É válido destacar que existem diversas espécies de cúrcuma, mas que alguns elementos são comumente encontrados em seus perfis nutricionais, principalmente terpenóides, flavonóides, compostos fenólicos, ácidos orgânicos, antocianinas, taninos e compostos inorgânicos.

Mas é a Curcuma longa a espécie mais estudada e tradicionalmente usada como agente antioxidante, anti-inflamatória, antidiabética, hepatoprotetora e anticarcinogênica e tantas outras funções pró-longevidade. [ 2 ]

Nesta espécie de cúrcuma, estão presentes mais de 235 compostos, dentre os quais prevalecem terpenóides e polifenóis (grupo dos já mencionados curcuminoides). No entanto, como muitos outros vegetais, podem ocorrer diferenças neste perfil de nutrientes dependendo das regiões geográficas em que seu cultivo é desenvolvido, e também pela possibilidade de sua hibridização com outras espécies.

Curcumina e piperina: uma combinação poderosa

Embora a cúrcuma sozinha já ofereça uma série de benefícios extremamente favoráveis à saúde, a cultura védica e medicina ancestral perceberam o poder de sua combinação com outros alimentos, em especial a pimenta-preta.

Isso porque a piperina – composto ativo da pimenta-preta – age como uma intensificadora da absorção da curcumina, tornando-a muito mais biodisponível [ 3 ]. Para se ter ideia, estudos mostram que esta combinação aumenta a atuação da curcumina no organismo em até 2000% [ 4 ]!

Trata-se de uma sinergia com fortes atividades imunomoduladoras, antioxidantes, anti-inflamatórias e antitumorais, utilizada há séculos no Oriente para elevar a eficácia e a capacidade de absorção de nutrientes, ajudar na redução da inflamação intestinal, favorecer a digestão, promover a eliminação de células que sofreram mutações prejudiciais, reduzir dores e inflamações, entre outros auxílios à saúde e ao bem-estar oferecidos naturalmente por estas duas especiarias de extrema relevância para a nutrição funcional.

Além disso, sabe-se que o corpo humano apresenta dificuldades para absorver a curcumina por completo, comprometendo parte de sua funcionalidade para o corpo. Portanto, esta combinação natural surge como uma excelente opção para não deixar de aproveitar os principais benefícios desta especiaria reverenciada há mais de 5000 anos.

É comumente encontrada a cúrcuma védica já com adição de pimenta-preta para facilitar o consumo.

Os Principais Benefícios Da Cúrcuma Védica Para A Saúde

Quatro colheres de cúrcuma

Milhares de estudos já existem sobre os benefícios da cúrcuma, especialmente pela ação de seu principal ingrediente ativo, a curcumina.

Confira alguns dos principais auxílios terapêuticos proporcionados por esta especiaria, acompanhados de estudos promissores que se acumulam a fim de demonstrar sua eficiência ou encorajar ainda mais pesquisas sobre seus potenciais benefícios à saúde:

Controle da inflamação e síndrome metabólica

Como a curcumina age no controle de inflamações de maneira significativa, já que bloqueia uma molécula que aciona genes relacionados à inflamação chamada NF-kB, importante marcador ligado à doenças crônicas. [ 5 ] Por isso, além de fatores imunológicos diretos, acaba sendo excelente para auxiliar na prevenção de uma série de problemas ligados à síndrome metabólica. [ 6 ]

Ou seja: o consumo regular de cúrcuma védica pode reduzir sintomas como pressão alta, níveis elevados de açúcar no sangue, triglicerídeos altos, baixos níveis de colesterol HDL, entre outros aspectos que desencadeiam complicações cardíacas, sobrepeso, derrame cerebral, diabetes e uma série de outras doenças crônicas.

Auxílio no alívio de dores

A cúrcuma védica age como uma potente analgésica, aliviando desconfortos causados por diversos problemas, como dores pós-operatórias, dor no nervo ciático e até mesmo dores causadas pela danificação de nervos sensitivos do sistema nervoso.

Ainda com relação ao grande apoio de controle da inflamação, vale a pena destacar os excelentes resultados que o consumo de cúrcuma védica oferece às articulações e, especificamente, em casos de artrite reumatoide e osteoartrite. Seu papel na redução de dores e rigidez em joelhos, mãos, coluna ou quadris, características destas condições, é tamanho que se compara ao efeito causado por medicamentos, porém sem efeitos colaterais que afetam, por exemplo, a saúde gastrointestinal e cardíaca [ 7 ].

Beneficia a saúde cardíaca

Para o controle da pressão arterial, o princípio ativo da cúrcuma védica também demonstra uma eficiência usual. Isso porque sua atuação abrange a prevenção de agregações de plaquetas que podem comprometer a circulação sanguínea. Isso acontece porque ela apoia a síntese de prostaciclina (elemento com propriedades vasodilatadoras e inibidor da agregação plaquetária) e, ainda, é capaz de inibir a síntese de tromboxano, um membro da família dos lipídios que estimula a produção de plaquetas conhecido por ser um vasoconstritor crítico no controle da hipertensão. [ 8 ]

Além de seu apoio ao controle da pressão arterial, a cúrcuma védica também beneficia a proteção do sistema cardiovascular reduzindo níveis de triglicerídeos e diminuindo as chances de peroxidação do colesterol LDL [ 9 ].

Oferece proteção antimicrobiana

Há milênios a cúrcuma védica é utilizada pela medicina tradicional para prevenir ou mesmo tratar distúrbios relacionados ao sistema imunológico.

Hoje, vários estudos relataram a atividade antimicrobiana de amplo espectro da curcumina, incluindo atividades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e antimaláricas. [ 10 ]

Não à toa, esta especiaria faz parte de muitos blends pró-imunidade, sejam em receitas clássicas como o Golden Milk, ou mesmo suplementos concentrados desenvolvidos para fortalecer as defesas naturais do organismo.

Melhora a saúde da pele e cicatrização de feridas

Há séculos os indianos usufruem dos benefícios da cúrcuma para fornecer proteção e brilho à pele, devido ao seu alto poder antimicrobiano, antioxidante, adstringente e outros efeitos úteis que ajudam a curar feridas e diminuir cicatrizes – e esse uso se expandiu para diversas localidades do mundo.

Neste sentido, sabe-se que o princípio ativo da cúrcuma védica acelera vários estágios do processo natural de cicatrização de feridas por reduzir a resposta natural do corpo à inflamação e oxidação, e melhorar o processo de deposição organizada de colágeno, que favorece a remodelação dos tecidos. [ 11 ]

Além disso, evidências também mostram que quando extrato de curcumina é aplicada topicamente, pode auxiliar em quadros de psoríase [ 12 ], e também pode dispor seus benefícios terapêuticos sobre feridas cutâneas [ 13 ].

Apoio à saúde do cérebro

Já se sabe que o consumo de cúrcuma védica ou de extratos concentrados de curcumina também favorecem a prevenção de complicações cerebrais, como derrame, Alzheimer e Parkinson devido ao seu alto poder anti-inflamatório e antioxidante.

No entanto, seu princípio ativo também demonstra potencializar a atividade cerebral. Isso acontece porque a curcumina parece estimular o Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (do inglês BDNF – Brain-derived neurotrophic factor), um hormônio que atua dentro do cérebro otimizando sua função. [ 14 , 15 ]

Além disso, é válido destacar que alguns problemas como Alzheimer e até mesmo sintomas depressivos têm relação com baixos níveis deste hormônio, o que nos permite refletir sobre como o consumo regular de curcumina pode ajudar em um aspecto preventivo à saúde cerebral e emocional, e também auxiliar em tratamentos de condições adversas.

Favorece a saúde do fígado

A cúrcuma védica mostra sua multifuncionalidade também como uma boa protetora do fígado. Sua ação hepatoprotetora provém, principalmente, de seu poder antioxidante e anti-inflamatório, que protege o fígado da ação danosa de diversos compostos tóxicos, como tetracloreto de carbono (CCl4) e acetaminofeno (paracetamol), além de reduzir a formação de citocinas inflamatórias. [ 16 , 17 ].

Vale destacar que a curcumina também auxilia no aumento da produção e solubilidade da bile, o que pode proporcionar efeitos positivos no tratamento de cálculos biliares.

Auxílio à saúde gastrointestinal

A cúrcuma védica possui excelente potencial de apoio à saúde gastrointestinal. Além de favorecer a saúde digestiva, também parece ter efeito restaurador em casos mais agravados, como úlceras gástricas.

Um estudo realizado com 25 pacientes que apresentavam esta condição demonstrou que o consumo de 600mg de cúrcuma em pó, cinco vezes por dia no período de um mês, auxiliou na cicatrização total de 48% dos participantes. Além disso, depois de 3 meses, 76% destes ficaram livres da úlcera. [ 18 ]

Pode auxiliar na prevenção ao câncer

São vastos os estudos que demonstram o papel antimutagênico da curcumina, sugerindo que sua ação no combate a problemas relacionados ao câncer seja aplicável com segurança e eficiência.

Muitos destes estudos mostram este potencial na inibição de fatores ligados à progressão do câncer a partir do combate a proliferação de células cancerígenas e crescimento de tumores, principalmente relacionados a casos do sistema digestivo.

Um exemplo é este estudo in vitro [ 19 ], que avalia a ação fenólica da curcumina sobre a proliferação e apoptose em células de câncer de cólon, demonstrando redução de até 96% da taxa de proliferação em um período de 48 horas sem a ocorrência de apoptose.

Já em termos de observações práticas envolvendo humanos, estudos mostram que o consumo regular de curcumina por apenas 1 mês foi capaz de reduzir em até 40% lesões verificadas no cólon, fator ligado ao câncer colorretal. [ 20 ]

No entanto, pesquisas indicam que um dos principais desafios da eficácia clínica da curcumina em casos de câncer consiste em melhorar sua biodisponibilidade oral, fator que pode ser comprometido devido à sua má absorção, alta taxa de metabolismo e rápida eliminação do organismo [ 21 ] – ponto que pode ser auxiliado pela ingestão de suplementos concentrados de curcumina junto de boas fontes de gordura.

Neste sentido, existem iniciativas promissoras que buscam colaborar com o fator de biodisponibilidade da curcumina para tratamentos de cânceres e quimioprevenção, como a nanocurcumina, [ 22 ] composto que concentra nanopartículas de curcumina e que também pode contribuir na prevenção ou melhora de quadros de outras complicações, como o Alzheimer e a fibrose cística.

Desta forma, pode-se aguardar com boas esperanças o avanço nas pesquisas e aplicações práticas deste princípio ativo em prol da saúde.

Apoia o controle da diabetes

Sabe-se que a cúrcuma védica está entre os elementos fitoterápicos capazes de apoiar o controle da glicose no sangue e potencialmente diminuir as complicações do diabetes.

Um exemplo é este estudo que durou 9 meses envolvendo pessoas em condições pré-diabéticas, que demonstrou que a ingestão de curcumina reduziu de maneira significativa o número de indivíduos que desenvolveriam diabetes tipo 2.

Outro estudo realizado em animais mostrou que o uso de curcumina associado à vitamina D3 foi eficaz para um melhor controle de danos causados pela diabetes, como atrofia e desgaste dos músculos esqueléticos, que geram muitos danos periféricos.

Quanto à diabetes tipo 1, a curcumina também parece ser um elemento favorável à saúde.

Isso porque a administração de curcumina combinada com outros agentes imunomoduladores parece auxiliar no controle de complicações causadas por diabetes tipo 1, que é uma doença autoimune que acontece devido à perda seletiva e progressiva de células β que produzem insulina por meio de compostos chamados linfócitos T autorreativos. Pesquisas indicam que a ação anti-inflamatória e antioxidante da curcumina pode regular esta resposta de maneira eficiente.

Dicas De Uso Da Cúrcuma Védica No Dia A Dia

Bebida Com Cúrcuma Golden Milk

Muitos nutricionistas e nutrólogos têm propagado os benefícios da cúrcuma védica e a inserido em planos alimentares de nutrição funcional. A boa notícia é que são muitas as opções para contar com ela no dia a dia.

Nós trouxemos algumas dicas para desfrutar do sabor e dos benefícios desta especiaria dourada que vão um pouco além do tradicional preparo de shots pró-imunidade e temperos culinários.

Confira:

Limonada de Cúrcuma

Intenção: ajuda a digestão e trata o inchaço.

 

Ingredientes:

700ml de água

Suco de 2 limões

1 colher de Cúrcuma Védica em Pó

4 tâmaras (opcional para adoçar)

 

Modo de preparo:

Bata no liquidificador e beba em temperatura ambiente.

Se não usar uma cúrcuma que já contenha pimenta-preta em sua composição, como a Cúrcuma Védica Souly, adicione 4 sementes de pimenta preta.

Cubos de Gelo de Cúrcuma com Gengibre

Intenção: fortalece o sistema imune.

 

Ingredientes:

1 litro de água de coco

2 colheres sopa de Cúrcuma Védica em Pó

1 colher de chá de Gengibre Védico em Pó

 

Modo de preparo:

Misture bem (ou bata em liquidificador) os ingredientes, passe a mistura para forminhas de gelo e congele.

Adicione em bebidas diversas, como chás, sucos, smoothies etc.

Golden Milk

Intenção: combate resfriados, dor de cabeça, dor de garganta e gripe.

 

Ingredientes:

1 Xícara de leite de coco

1 Xícara de água

1 Colher de sopa de ghee

1 Colher de sopa de mel

1 Colher de chá de Cúrcuma Védica em Pó

1 Canela do Ceilão Védica em Pó para polvilhar 

 

Modo de preparo:

Despeje o leite de coco e a água na panela e aqueça por 2 minutos;

Adicione manteiga, mel cru e cúrcuma em pó por mais 2 minutos;

Mexa e despeje em copos;

Polvilhe canela por cima e beba.

Considerações Finais

  • A cúrcuma védica é uma especiaria que cresce naturalmente em praticamente toda a Índia e sudeste Asiático, mas que se desenvolve bem em diversas regiões do mundo, incluindo o Brasil.
  • Devido ao seu enorme poder terapêutico, é utilizada há milhares de anos pelas disciplinas da tradição védica e pela medicina tradicional, que acontece principalmente devido aos seus ingredientes ativos – com destaque à curcumina.
  • Muitas pesquisas científicas sobre sua ação multifuncional já foram publicadas, e muitos estudos seguem sendo realizados para confirmar a cúrcuma védica como uma planta medicinal de potente ação natural.
  • O uso da cúrcuma védica não se restringe apenas a receitas culinárias, visto que a indústria de suplementação utiliza seu princípio ativo para formulações de excelente atividade bioativa pró-longevidade.

 

Referências:

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0006291X0901571X?via%3Dihub

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8120430/#B5

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9619120/

https://www.healthline.com/nutrition/turmeric-and-black-pepper?utm_source=Sailthru%20Email&utm_medium=Email&utm_campaign=authoritynutrition&utm_content=2018-07-04#curcumin-absorption

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17885582/

https://portuguese.mercola.com/sites/articles/archive/2016/11/16/curcumina-ajuda-inflamacao.aspx

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5003001/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3521617/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10559523/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8120430/

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0024320514007036?via%3Dihub

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK92761/

https://www.sciencedirect.com/topics/medicine-and-dentistry/topical-drug-administration

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35035682/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35526734/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10813555/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/2353930/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11485087/

https://www.translationalres.com/article/S0022-2143(97)90107-4/pdf

https://aacrjournals.org/cancerpreventionresearch/article/4/3/354/49563/Phase-IIa-Clinical-Trial-of-Curcumin-for-the

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3633300/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1868037/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3476912/


Sobre o autor

Mateus Kurek Pagliosa

Mateus Kurek Pagliosa

Mateus Kurek Pagliosa é escritor, curioso e pesquisador de informações úteis para o bem-estar físico e mental. Analisa artigos científicos e participa de palestras e eventos voltados para a nutrição funcional, saúde e qualidade de vida. Está envolvido com a produção, revisão e supervisão de conteúdo divulgado pelo Novidade Saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *