Benefícios Do Café Além Do Estímulo Físico E Mental - Novidade Saudável

Explore outras categorias

Benefícios Do Café Além Do Estímulo Físico E Mental

Escrito por   | 20 de junho de 2022

Todo texto sobre café tende a descrever inúmeros clichês sobre como ele é uma bebida popular e como seus benefícios energéticos são aliados perfeitos – e bons pretextos – para desfrutar de seu sabor e aroma deliciosamente característicos.

Da mesma forma, é também muito raro quem discorde disso, mesmo não tendo o hábito de beber uma xícara de café pela manhã ou tarde, ou ter encontros em cafeterias acompanhados do tradicional expresso. Afinal, esta bebida que integra a cultura brasileira há séculos está longe de ser tida como irrelevante.

No entanto, embora a popularidade do café o coloque como a segunda bebida mais ingerida do Brasil – ficando atrás somente da água potável –, nem todos seus benefícios chegam ao conhecimento do público em geral, incluindo alguns de seus mais fiéis apreciadores.

Por isso, compilamos neste artigo alguns dos benefícios do café que estão além da maravilhosa experiência sensorial que ele proporciona junto de seus efeitos cognitivos e energizantes.

Benefícios Do Café Que Você Já Conhece

Pessoa trabalhando e desfrutando do sabor, aroma e benefícios do café.

Não é novidade que devido à cafeína, o café oferece efeitos diretos para a energia física e mental. É este seu componente ativo que promove estímulos suaves ao sistema nervoso central que melhoram o humor, ajudam no foco e podem, até mesmo, aliviar o estresse. Por isso, seu consumo moderado está associado ao aumento do rendimento em atividades que dependem do rendimento mental, memorização e aprendizado.

Estudos mostram que a cafeína aumenta a entropia cerebral, indicando maior capacidade de processamento de informações em todo o córtex cerebral [ 1 ], reduzindo o estado de divagação da mente [ 2 ] e aumentando a atenção, o estado de alerta e a excitação [ 3 ].

Este mesmo princípio ativo também é popularmente conhecido por favorecer a prática esportiva ao agir como um ótimo termogênico (melhorando as condições para queima de gordura e aumento do metabolismo), aumentar o desempenho, o estado de alerta e a resistência em práticas de curta duração e, ainda, reduzir as chances de fadiga.

Um estudo publicado pela School of Sport and Exercise Science da Universidade de Birmingham mostrou resultados interessantes sobre a relação da cafeína com a prática de exercícios intensos. A partir de testes de desempenho de contra-relógios, foi observado que os tempos de potência e desempenho atlético de ciclistas e triatletas eram significativamente mais rápidos entre aqueles que consumiram café ou bebidas com cafeína antes do exercício em comparação com os grupos placebo ou que tomaram bebidas descafeinadas. [ 4 ]

A lista dos efeitos benéficos mais populares do café é extensa e, ainda que nem sempre tão detalhada, bastante difundida no cotidiano. No entanto, o hábito de apreciar esta bebida saborosa e aromática moderadamente traz ainda mais proveitos para a saúde.

Fato é que a ciência moderna já mostra que os benefícios que vêm junto com a deliciosa sensação de apreciar um bom café estão além do estímulo para atividade física e apoio à função cerebral.

Além Do Óbvio: Conheça Mais Benefícios Do Café Para A Saúde

Café sendo passado com filtro de papel, representando o preparo e o proveito dos benefícios do café.

Já são diversos os estudos que ligam o consumo moderado de café a uma maior longevidade, e que desmascaram o estigma de substância viciante ou causadora de doenças. Mais que isso: a ciência compila cada vez mais artigos científicos sobre seu potencial de apoio ao controle da pressão sanguínea, saúde do coração, funcionamento do fígado, e proteção contra danos cognitivos e neurológicos, entre outros.

A seguir, estão listados alguns estudos que evidenciam este combo de benefícios funcionais e protetores do café.

Ação Antioxidante

O café é rico em cafeína, claro, mas também em polifenóis com alta ação antioxidante, como o ácido clorogênico e o ácido cafeico, que podem contribuir com a saúde para além do estímulo físico e cognitivo, os benefícios mais populares desta bebida presente na rotina de tanta gente.

Desta forma, ao beber uma xícara de café, você estará colaborando para a inibição de radicais livres presentes em excesso no organismo, que causam o envelhecimento precoce de tecidos e podem desencadear ou agravar uma série de condições que desestabilizam a saúde e o bem-estar.

Saúde Cardíaca

Os antioxidantes presentes no café também agem a favor do equilíbrio do colesterol e redução das chances de ocorrência de problemas do coração, como a insuficiência cardíaca e até mesmo a arritmia. [ 5 ]

Mas é importante pontuar que as pesquisas sobre a relação da cafeína com a saúde cardiovascular são vastas.

Uma revisão publicada pelo British Medicine Jornal, por exemplo, constatou que o consumo de 3 a 4 xícaras por dia pode proporcionar 19% de chance a menos de chance de morte por complicações cardiovasculares.

Outra revisão avaliou 310 artigos da literatura científica sobre a cafeína em relação a possíveis interações cardiovasculares e seus possíveis riscos. O levantamento menciona que a ingestão moderada de cafeína (de 400 a 600 mg por dia) não está associada a riscos aumentados de doença cardiovascular total, arritmia, insuficiência cardíaca ou alterações da pressão arterial entre os consumidores regulares de cafeína. Inclusive, mostra que seu consumo moderado associado a um risco reduzido ou mesmo proteção contra Doença Cardiovascular Total, além de não ter associações consistentes com alterações na frequência cardíaca.

Saúde Cognitiva

Como comentado, o consumo de café favorece a performance mental por meio de estímulos da cafeína ao sistema nervoso central. Porém, as pesquisas também mostram pontos positivos com relação à prevenção do declínio cognitivo e danos neurológicos.

Seu perfil de bioativos, entre eles a cafeína e polifenóis, e seus efeitos neuroprotetores são mencionados em estudos que o correlacionam com a diminuição do risco de desenvolver algumas complicações neurodegenerativas, incluindo Alzheimer, Parkinson e demência. Além disso, o consumo regular e moderado de café também demonstra potencial para reduzir os riscos de acidente vascular cerebral.

Saúde Do Fígado

Após ser ingerida e proporcionar efeitos no humor, cognição e energia física, a cafeína é finalmente metabolizada pelo fígado. Neste momento, sua molécula é “quebrada” em três metabólitos principais: paraxantina (mais de 80%), teobromina (cerca de 12%) e teofilina (aproximadamente 4%), os quais também são ingredientes ativos, sendo que substâncias restantes são eliminadas através da urina.

Daí a importância de se controlar a ingestão de café, considerando-se que a dosagem indicada para um consumo moderado fica em torno de 500mg diários.

No entanto, pesquisadores vêm sugerindo que a interação entre café e fígado vai além deste processo natural de assimilação.

Os benefícios do café para o fígado podem incluir efeitos positivos, ainda que moderados, nas enzimas hepáticas para melhorias em casos de esteatose hepática e fibrose, e também reduzir das chances de ocorrência de cirrose e carcinoma hepatocelular [ 6 ].

Estudos experimentais também indicam que o consumo de café pode auxiliar na redução do acúmulo de gordura e deposição de colágeno no fígado, além de melhorar a capacidade antioxidante e da modulação da expressão gênica e proteica de mediadores inflamatórios.

Além disso, um artigo científico publicado em 2009 avaliou estudos populacionais e indicou que o consumo de café pode reduzir as chances de doença hepática crônica, reduzindo, inclusive, sua progressão em casos de hepatite C. 

Auxílio No Controle Da Insulina

Uma revisão sistemática com meta-análise publicada em 2018 indicou que o consumo de café está inversamente associado ao risco de diabetes tipo 2. Após serem avaliados 30 estudos envolvendo mais de 1 milhão de participantes, dentre os quais mais de 50 mil apresentavam diabetes tipo 2, observou-se que os possíveis mecanismos por trás deste benefício envolvem efeitos termogênicos, antioxidantes e anti-inflamatórios da cafeína, bem como seu papel na modulação da sinalização do receptor de adenosina e apoio à manutenção do microbioma.

Além disso, existem investigações sobre como o ácido clorogênico – o mesmo que citamos antes como um dos antioxidantes presentes na composição do café – pode atuar na redução da absorção da glicose de alimentos ricos em carboidratos e açúcar, fazendo com que a liberação de açúcar na corrente sanguínea ocorra de maneira mais lenta após as refeições e ajudando a prevenir a resistência insulínica. [ 7 ]

Riscos Do Consumo Excessivo De Café

É claro que a grande quantidade de benefícios do café não serve como uma licença para seu consumo desenfreado.

Consumir muita cafeína pode gerar efeitos colaterais adversos, incluindo aumento da ansiedade, aumento da frequência cardíaca e pressão arterial, dificuldades para adormecer, desconforto gastrointestinal, oscilações de humor e muito mais.

Vale destacar que cada pessoa pode apresentar diferente sensibilidade à cafeína, evidenciando a importância da adequação à individualidade de cada organismo e, claro, reduzindo as chances de sofrer os prejuízos ligados ao seu consumo excessivo.

Vale lembrar que refrigerantes, bebidas energéticas e até mesmo suplementos naturais e alguns chás, como o chá verde, o guaraná e o matchá, também são fontes de cafeína e, portanto, precisam entrar nesta conta se você estiver na dúvida sobre estar no limite de sua ingestão diária de cafeína.

Cuidados Na Hora De Escolher O Seu Café

Café antes da colheita, representando cultivo agroecológico que influencia diretamente nos benefícios do café para a saúde.

Já vivemos uma era em que o diferencial de alimentos orgânicos, resultantes de produções agroecológicas, é bastante difundido. E essa influência sobre os benefícios do café, obviamente, também acontece.

Isso engloba o manejo do solo livre de pesticidas, agrotóxicos e outros produtos químicos extremamente danosos à saúde e ao próprio cafeeiro, assim como a maneira como cada planta é cultivada e manejada até se tornar o produto que chega até o consumidor.

Sabe-se que cada etapa deste cuidadoso processo requer trabalho, mas traz resultados significativos à composição bioquímica dos grãos ou pó de café.

Portanto, optar por cafés orgânicos é sempre uma opção mais segura e de qualidade superior, que favorece a saúde de quem os consome, a continuidade das atividades de produtores de menor escala e, claro, o meio ambiente.

Além disso, é importante avaliar os métodos de torra e moagem dos grãos, optando sempre por cafés de torra suave ou média e evitando aqueles de torra mais escura.

Isso porque este processo pode carbonizar e comprometer o teor de substâncias benéficas contidas nos grãos, incluindo antioxidantes e a própria cafeína, que estará menos ativa após o preparo do café.

Considerações Finais

Neste artigo, trouxemos informações sobre os benefícios do café além do aumento de energia física e cognitiva, mostrando que sua ingestão diária pode favorecer também a saúde do coração e do fígado, a proteção neural, o controle da insulina e muito mais, sendo um ótimo alicerce da longevidade.

Também mencionamos alguns dos principais impactos causados pelo consumo exagerado de café, e trouxemos dicas para que a escolha desta bebida popular seja sempre a melhor possível.

Ou seja: aqueles que não dispensam o cafezinho diário têm muito a ganhar, desde que o consumam de maneira consciente.

Leia mais artigos sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida!

 

Referências:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5807546/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25175960/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29420994/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3616086/

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0273230017302210?via%3Dihub

https://www.journal-of-hepatology.eu/article/S0168-8278(05)00018-8/fulltext

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7795778/

https://journals.lww.com/jcge/Fulltext/2014/11001/Coffee_and_Liver_Health.24.aspx

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19676128/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29590460/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3766985/

https://foodinsight.org/caffeine/things-know-how-caffeine-metabolism-works/

https://draxe.com/nutrition/coffee-nutrition-facts/

https://www.nature.com/articles/s41380-021-01075-4


Sobre o autor

Mateus Kurek Pagliosa

Mateus Kurek Pagliosa

Mateus Kurek Pagliosa é escritor, curioso e pesquisador de informações úteis para o bem-estar físico e mental. Analisa artigos científicos e participa de palestras e eventos voltados para a nutrição funcional, saúde e qualidade de vida. Está envolvido com a produção, revisão e supervisão de conteúdo divulgado pelo Novidade Saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *